Título da Redação: A ditadura da beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


O início da cultura ao corpo perfeito é dado na Grécia Antiga onde os gregos tinham como lema a afirmativa “mente saudável em corpo são”. No entanto, aproximadamente 2500 anos depois, o mundo contemporâneo levou isso a sério demais. É notório a ditadura da beleza que é imposta globalmente pela mídia, sendo que é cada vez mais comum ver pessoas doentes e infelizes por não se enquadrarem no padrão de beleza perfeito imposto pela sociedade.
É preciso considerar, antes de tudo, o papel da mídia na sociedade contemporânea. De fato, os meios de comunicação são um dos mais, senão o mais responsável por ter disseminado este modelo de corpo perfeito, muitas vezes inalcançável para a grande maioria da população. É importante lembrar que após a terceira revolução industrial houve um crescimento exponencial da mídia, que, por consequência, fez surgir a indústria da beleza, criando padrões para a grande massa imitar. Essa intensificação de culto à estética já traz danos visíveis, complexos e muitas vezes letais para a sociedade.
Por consequência desses fatos, cria-se uma espécie de aversão aos indivíduos que não seguem esse padrão. Estes, por se sentirem excluídos veem-se na obrigação de aderir a esse sistema. É normal ver pessoas que passam metade do dia na academia; outros gastam milhares em cirurgias todo mês; e há ainda os que magoam o próprio corpo. Com a vinda do culto ao perfeito, doenças como a bulimia e a anorexia se tornaram frequentes ao redor do globo. Pode-se dizer que a sociedade contemporânea chegou a um ponto crítico, onde pela busca dos padrões estéticos é razoável até mesmo encarar a morte de perto.
Fica claro, portanto, a necessidade de regulamentar leis efetivas para os meios de comunicação, com multas altíssimas caso ela seja violada. Além disso, é necessário que se estimule o senso crítico e a conscientização das faixas etárias mais baixas, com professores que abordam esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim poderá ser formada e construída aos poucos uma sociedade em que o lema do povo grego fará sentido, onde finalmente mente e corpo poderão andar lado a lado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018