Título da Redação: A ditadura dos ideais de beleza e sociedade

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Lara Aragão


A beleza sempre foi considerada como um dos mais importantes aspectos a serem observados socialmente. O problema é que tal fato cria padrões e moldes nos quais as pessoas devem se encaixar para serem bem aceitas na sociedade. O resultado dessa ditadura indireta é a diminuição da diversidade social e a perda da identidade pessoal própria.
Com o desenvolvimento da tecnologia e os avanços da medicina estética, a supervalorização da beleza tornou-se ainda mais notória. Os principais alvos dessa ditadura são as mulheres, as quais se submetem a implantes de silicone, lipoaspirações, rinoplastias e aplicações de Botox em busca da aparência perfeita. O Brasil representa um dos maiores índices de cirurgias plásticas realizadas, se aproximando dos índices de países como os Estados Unidos. Um reflexo dessa busca incessável pela beleza é o inchaço das academias, clínicas de estética e salões de beleza, além do surgimento de distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia e a introdução do uso de anabolizantes. Quando se fala de padrão de sociedade, os principais parâmetros são as sociedades da Europa Ocidental, já que são símbolo de desenvolvimento econômico e onde predominam pessoas brancas, com olhos e cabelos claros e de rosto afilado.
É notável que a valorização da diversidade estética e das sociedades esteja sendo perdida em detrimento de um padrão limitado no qual as pessoas tentam se modificar fisicamente, socialmente e culturalmente para se adaptarem a um padrão imposto. O fato de, na maioria das vezes, a idealização de uma aparência perfeita ser priorizada em relação ao desenvolvimento pessoal e intelectual é símbolo de retrocesso e mostra que a sociedade contemporânea é um produto da mídia.
Dessa forma, medidas devem ser tomadas para evitar que as pessoas virem ''robôs'', com os mesmos ideias de sociedade e estética. Políticas públicas governamentais como campanhas e palestras devem ser instituídas em escolas e universidades para a conscientização de estudantes. Além disso, devem ser veiculadas, em meios de comunicação em massa como internet e televisão, pautas a respeito do assunto, visando à aceitação social e ao incentivo ado respeito à diversidade humana.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018