Título da Redação: A inalcançável felicidade estética

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Roberta Andrade


"As muitos feias que me desculpem, mas a beleza é fundamental", essa famosa frase de Vinícius de Moraes resume o significado da aparência no século XXI. Nunca a demanda por cirurgias plásticas foi tão elevada quanto no presente momento. Para melhor compreensão dos fatos apresentados, faz-se necessário analisar suas causas e consequências.
Em primeiro lugar, o culto à aparência surge da propogação midiática de padrões estéticos. Nariz afilado, seios fartos, hipertrofia muscular e magreza são exemplos da busca insaciável pela perfeição corporal de muitos. Isso ocorre, entre outros fatores, devido a atores e jornalistas ativos na imprensa terem características comuns no que tange à beleza, e, ainda, de concursos e listas que promovem os mais "dotados" fisicamente. Dessa forma, a moda deixou de ser ligada apenas às roupas e passou a abranger toda a esfera do indivíduo, reconhecimento social e, até, sua própria felicidade.
Por conseguinte, a padronização da beleza sujeita o indivíduo a martirizações e/ou à falsa necessidade de mudanças imediatas. A exemplo desta, cite-se a recorrência a cirurgias plásticas, por garantirem resultados rápidos e sem muito esforço, porém podem gerar complicações, como o caso recente de Andressa Urach, acometida por infecções severas após um desses procedimentos. Já aquela diz respeito ao psicológico, que, infeliz por tanto sofrer com bullying e autocomiseração acerca de sua aparência não ideal, chega a desenvolver doenças como bulimia e depressão, causadores até de suicídios.
Fica evidente, portanto, que a promoção de certas qualidades como essenciais para todas as pessoas desencadeia uma série de problemas. Assim, é extremamente necessária a desconstrução da passagem de Vinícius de Moraes, por parte dos segmentos que regem a mentalidade do povo, de modo a propagar a inteligência no lugar do físico como fundamental. Já à sociedade à sociedade cabe a conformação de protestos contra o estereótipo vigente, exigindo a aceitação geral da pluralidade entre os indivíduos, para que possam, tão logo, alcançar a felicidade em seus próprios corpos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018