Título da Redação: A influência midiática e o homem do século XXI

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Bethânia Meireles


Seja nas mulheres "rechonchudas" dos quadros do Romantismo ou nas grandes perucas usadas durante a Idade Moderna, os padrões de beleza , não raro, estiveram presentes nas diferentes épocas da sociedade. No entanto, com a influência midiática atual, a busca por uma imagem perfeita tem gerado sérios problemas físicos e psicológicos a homens e mulheres contemporâneos.
É impossível negar o impacto que a influência da mídia traz para a sociedade. Televisão, internet e moda lançam juntas a imagem de beleza e corpo perfeito. A busca das pessoas por tal feito tem aumentado cada vez mais a economia; com o lançamento de novos produtos estéticos e o aprimoramento da medicina com novas cirurgias para a realização da imagem física ideal, a indústria da beleza cresce de forma nunca vista antes, influenciando a caracterização da cultura ocidental contemporânea.
Contudo, o problema surge quando o discurso midiático junto com a indústria do consumo são interpretados de forma exagerada. Comerciais seguem um certo padrão: as cenas mostram mulheres e homens de aparência física idolatrada consumindo o produto em questão . Tal manobra de marketing acaba transmitindo que a aceitação pela sociedade está condicionado a imagem e corpo pregados pela moda. Uma estratégia como essa tem levado indivíduos a supervalorizarem a aparência e usufruir obsessivamente de tratamento e produtos estéticos, gerando até mesmo patologias como anorexia e vigorexia. Paralelamente a isso, estão os transtornos como a baixa autoestima, autocrítica e até depressões pela não obtenção da aparência física ideal e valorizada pela sociedade.
Fica clara, portanto, a necessidade de uma mudança tanto na mídia como na sociedade. É preciso que a mídia não exponha mais um estereótipo de corpo e beleza perfeitos em suas novelas e comerciais, mas trate de mostrar a sociedade o real valor da beleza humana em seus atos e costumes. Além disso, é preciso que a sociedade se conscientize acerca de seus costumes e de dua diversidade estética, além de seus valores como pessoa humana, que tem suas limitações, mas, sobretudo, tem suas potencialidades.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018