Título da Redação: A influência socio cultural do paradigma da beleza.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Iria Damini Lucatelli Lucatelli


Os padrões de beleza, impostos pela sociedade, pelas mídias e até mesmo, por algumas culturas, estão presentes na sociedade, há muitos anos. Desde a Idade Média, as mulheres bonitas eram aquelas com a cintura finíssima. Logo após, as mais lindas eram fartas, gordas. Hoje, o padrão mudou: é extremista, em que a mulher só se adequa a ele se segue a beleza das modelos de passarela. Por querer alcançar um nível alto de beleza, ela se submete a dietas perigosas, consumindo o mínimo de calorias. Está na hora da mídia e da sociedade, pararem de criar padrões, pois estes se tornam muito prejudiciais à saúde e podem levar a morte.
A busca de beleza é visível no cotidiano, as principais propagandas da televisão são aquelas que remetem produtos voltados à busca da beleza. Por exemplo, calças modeladoras, cremes anti acne e anti rugas e também, livros com dietas de risco a mulheres. O fato é, que a mídia influência demais as pessoas, pois estas, submetidas ao medo de não estar dentro dos padrões acabam por acreditar em tudo o que os meios de comunicação as mostram. A cultura pode ser considerada talvez, o fator que mais influência na busca da beleza, já que para se adequar a cultura, é necessário seguir padrões fora do comum. No Mianmar, por exemplo, quanto maior o pescoço, mais bonita a mulher é considerada e isso só é possível com ajuda de argolas que têm o dever de alongá-lo.
Por consequência a buscar esses paradigmas, a população recorre a meios extremistas. Dietas rigorosas com o mínimo de calorias possíveis, plásticas tanto na mudança de rosto quanto na redução de medidas. Muitas vezes, por achar que não estão dentro do padrão, mesmo estando muito magras e bonitas, se olham no espelho e se enxergam feias e gordas, por isso utilizam métodos que são considerados doenças, a bulimia e a anorexia, essas doenças levam a morte ou desnutrição de um individuo. Tudo para conseguir uma coisa tão fútil. Nas plásticas temos o recente exemplo da modelo Andressa Urach, que para se sentir bonita, aplicou hidrogel em algumas partes do seu corpo, o que mais tarde trouxe agravações, e cirurgias de risco para retirada do líquido.
É necessário, que as mídias tomem consciência de que seus padrões influenciam uma população, e que sua procura traz riscos prejudiciais a saúde das pessoas, e pode até levar a morte. Além disso, é importante que cada cultura repense sobre o que é imposto a sua sociedade, para que não traga riscos a ela, mas sim que a beneficie. Assim se faz fundamental que cada qual repense sobre o que e mais importante, perder a vida ou seguir esses paradigmas. Precisa-se de pessoas que sejam racionais e que entendam que mais importante do que a beleza, se tem valores essenciais como a inteligência, a simpatia e a simplicidade. Uma pessoa só é realmente bonita quando tem valores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018