Título da Redação: A Ítaca estética

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por MD


É possível observar na arte grega, majoritariamente nas esculturas, a busca pela forma corpórea ideal. Essa jornada não se restringia ao mundo das artes, haja vista que alcançar esse padrão artístico era um objetivo real entre os gregos. No entanto, a corpolatria, derivada da Antiguidade Clássica, ganha uma nova dimensão na sociedade pós-moderna, tornando-se uma verdadeira odisseia o caminho até a "Ítaca" estética.
Para alcançar esse padrão de beleza, a atividade física era, basicamente, o único artifício que os gregos apresentavam. Contudo, atualmente, muitos preferem recorrer a outros métodos, os quais apresentam resultados visíveis mais imediatos, como cirurgias plásticas, medicamentos anabolizantes e dietas rigorosas. No entanto, a utilização desses meios para alcançar a forma almejada nem sempre é vista como saudável, em virtude de, na maioria dos casos, existir uma obsessão narcísica por parte dos usuários, o que favorece a utilização desses recursos – já, naturalmente, prejudiciais ao bem-estar do corpo – indiscriminadamente, gerando um problema de saúde pública.
Essa obsessão narcísica está vinculada ao padrão de beleza difundido pelas mídias. Muitas pessoas se inserem na odisseia estética com o objetivo de alcançar esse modelo, o qual, geralmente é mais aceito pela sociedade. Essa caminhada para chegar à ítaca pode provocar transtornos psicológicos, visto que nem todos os biótipos são compatíveis com o padrão pregado. Apesar de não ser o propagado pela maior parte do universo midiático, uma vez que a concepção física adotada é principalmente ligada ao estabelecimento de uma homogeneização do consumo, a ideia de belo é subjetiva, logo está relacionada a percepção individual, comprovando que a imagem difundida não se apresenta como o ideal de beleza universal.
Diante desse contexto, devem ser elaborados projetos que estimulem a aceitação ou o descobrimento da beleza própria. Esse tipo de ação pode ser realizado no ambiente escolar, atuando, majoritariamente, no grupo dos jovens. Além disso, é interessante a disponibilização de apoio psicológico gratuito aos que estão se recuperando de danos provocados por essa obsessão narcísica. Com tais atitudes, espera-se guiar cada um a sua ítaca estética.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018