Título da Redação: A lógica efetiva da mídia e o seu efeito alienativo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Emanuel Benévolo


Dentre os diversos temas que detêm da real necessidade de uma discussão que gere resultados positivos de modo efetivo em meio ao século XXI, temos a presença de uma sociedade que é alvo da constante mudança de padrões esteticos que em sua grande maioria é ditada por uma das ferramentas que se encontra presente em grande número em nossas casas. A mídia com seu grande poder de persuasão vem modelando ao longo da história o verdadeiro padrão do que deve ser almejado nesses aspectos pela sociedade.
Para realmente entendermos que os conceitos sobre o que é bonito e o que deve ser almejado pela sociedade é algo bastante variável ao longo do tempo, podemos comparar essas ideias frente as diversas concepções do que é considerado bonito nos diversos períodos da historia. Inicialmente, mulheres que hoje são taxadas como acima do peso ou gordas, antigamente eram as mulheres "alvo", pois os homens acreditavam que esta era sinônimo de fartura. Em uma outra época, as mulheres que apresentavam grande silhuetas se tornavam mais almejadas em razão do periodo se sustentar sobre uma logica de guerras, mulheres com essas caracteristicas eram ligadas a questão da fertilidade. As concepções do que era belo mudou radicalmente com a inserção dos personagens no cinema, depois desse evento a industria do cinema virou uma febre e consequentemente os padrões estéticos que ali eram pregados também passavam a serem seguidos fervorosamente.
Foi a partir desse evento que a mídia conquistou seu espaço, passando a determinar o que é bonito, junto a uma logica de mudança constante do que realmente deve ser seguido pela sociedade em relação a logica da estética, mudando essas concepções de beleza em curtos intervalos de tempo. Essa lógica é bastante efetiva, pois a sociedade tenta alcançar o padrão determinado pela mídia, mas essa muda constantemente em curtos intervalos de tempo o que deve ser seguido para que o individuo se enquadre nos padrões estipulados pela mesma, fazendo com que o individuo não consiga se enquadrar no padrão estipulado tornando-o infeliz consigo mesmo, fazendo com que este entre em um ciclo vicioso, alienado e constante de bombardeamento de ideias que vão contra a sua realidade.
Dessa forma, temos a necessidade do fortalecimento da educação infantil desde sua base, aplicando uma lógica de formação de individuos historicos criticos. Têm-se também a real necessidade da quebra dessa lógica que controla os padrões de beleza estipulados pela mídia, criando um departamento/instituição que fiscalize de modo democrático os exageros estéticos disseminados pela industria midiática, punindo de modo radical tais exageros impostos por esta.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018