Título da Redação: A onda da beleza imposta

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Guedesol


É indiscutível que o Brasil é um país de forte miscigenação com os mais diferentes tipos de fisionomia. Temos, por exemplo, pessoas com cabelos lisos, crespos, cacheados, ondulados e etc., mas ainda hoje, muitas pessoas escolhem seguir um padrão de beleza para ser aceito na sociedade, e não o que as fazem realmente felizes. A ditadura da beleza é um padrão ideal geralmente imposto para sociedade pela mídia através de celebridades, produtos, programas de televisão e redes sociais onde é definido a moda e o que é ser bonito.

Definições ideais são seguidas principalmente por mulheres e jovens que se preocupam em seguir essas regras porque acham que serão excluídos por serem diferentes. Muitas vezes isso leva ao exagero, por tentarem cada vez mais entrarem nessas medidas perfeitas que acabam tendo uma visão distorcida de si mesmo, diferentes da realidade, ocasionando graves problemas como a anorexia.

Problemas causados por operações cirúrgicas estão surgindo cada vez mais, como o caso da Maria José Medrado, de Goiânia, que morreu após fazer uma aplicação de hidrogel para aumentar o tamanho do bumbum em uma clínica estética. Ocorrências como essa são devidas a insatisfação das pessoas com o próprio corpo que fazem de tudo para mudá-lo e transformá-lo em algo considerado melhor podendo tornar algo doentio como o caso das Barbie’s e Ken’s humanos que fazem cirurgias em excesso para se aproximarem com a aparência dos bonecos.

Portanto, devemos nos atentar aos problemas causados por essa ditadura da beleza para sermos um povo que aceite as diferenças e não deixe que este problema englobe um número maior de pessoas. Cabe ao governo e a mídia a conscientização da população através de campanhas e propagandas que tenham o objetivo de nos fazer refletir sobre nossos comportamentos com a estética e a beleza física diante da sociedade. Além das instituições de ensino que possuem contato direto com os jovens, que são grandes vítimas dessas situações, através de aulas e palestras que possam passar a mensagem de valorização do próprio corpo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018