Título da Redação: A padronização do corpo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bárbara Vitória Gonçalves


Desde o surgimento do capitalismo e seu princípio fundamental de vender, a imagem se tornou mecanismo de comércio. Seja de produtos com finalidades cosméticas, muitas vezes desnecessários, ou até cirurgias plásticas com o intuito puramente estético, nota-se a preocupação única em mercantilizar a figura humana.
Porém, existe um tênue limite que muitas vezes não é percebido a tempo de virar uma obsessão. Essa compulsão por atender padrões de beleza impostos pela mídia e pela sociedade tende a ocasionar problemas de saúde; desde psicológicos, como depressão, causados por baixa estima por parte de quem não se sente pertencente aos protótipos; à complicações pós-cirúrgicas, como os implantes de hidrogel que geraram infecções graves em algumas pessoas no ano de 2014 e os excesso de cirurgias plásticas. Esses parâmetros são completamente nocivos quando se tornam uma vaidade destinada a agradar aos outros e a atender um modelo vendido como uma lei incontestável da perfeição.
E então, as pessoas tornam-se verdadeiras personificações contemporâneas de Narciso, figura mitológica grega que ao ver seu belo reflexo em um rio, definhou-se por se embelezar exacerbadamente. E despertando nas pessoas o desejo de se adequar a um parâmetro, a mídia as torna objetos de consumo, onde a sociedade fixa no externo e facilmente maleável, deixando de lado, muitas vezes, a valorização da estrutura interna humana, de cultura, sabedoria, caráter e dignidade.
Portanto, tendo em vista que o ser humano e sua saúde devem ir além de qualquer propósito fútil estético e que qualquer mudança deve partir do princípio de satisfação pessoal e não de protótipo social, as pessoas devem se mobilizar para a mudança dessa visão, afim de erradicar essa ditadura da beleza e propagar o entendimento de beleza como algo pessoal e relativo, sendo cada pessoa portadora de sua própria essência. Assim como, deve haver uma maior fiscalização por parte do Estado no que se refere à mídia abusiva que causa desconforto e depreciação da auto estima dos espectadores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018