Título da Redação: A propaganda regula o seu espelho?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Letícia Menezes


Ao longo dos séculos é notável as diversas variações quanto à importância que se dava à forma física. Na Idade média, o corpo era como fonte de pecado. Já no período Renascentista, foi retomado padrões que celebravam o corpo e a beleza física. A partir do século XX, o corpo feminino entra no foco, começando então a disseminação desse culto ao corpo, que vem bombardeando nossa sociedade desde então.
Foi produzido um ideal de beleza - sempre jovem, saudável e sensual. Padrão de beleza este, imposto pela mídia, que não podemos contestar o seu poder em persuadir o telespectador, com suas novelas, notícias, publicidades e comerciais. É relevante o crescente número de academias, salões de beleza, centros de estética. Não podendo nos esquecer do altíssimo lucro que essa idolatria ao corpo tem trazido aos cirurgiões plásticos e para as empresas que fabricam cosméticos. O público alvo desse bombardeio, é principalmente as mulheres, que mesmo rodeada de tantos homens extremamente vaidosos, se mantém em destaque nesse ramo.
A busca por este padrão de beleza imposto pela mídia e consequentemente, pela sociedade, tem trazido sérios efeitos mentais e físicos às pessoas. Doenças como anorexia, bulimia, e até mesmo, problemas existenciais - muitos não se aceitam devido às suas peculiaridades. Como consequência dessa incessante busca por um padrão que passa por diversas mudanças em um pouco espaço de tempo, essas pessoas se tornam frustradas e infelizes.
Esse padrão nunca será alcançado, basta olharmos para trás e vermos às tendências que surgiram e hoje não fazem mais parte dessa idealização. Algo que vale a pena lembrarmos, é a procura por seios grandes - que hoje não existe mais - diversas mulheres recorreram às cirurgias plásticas para colocação de silicone, e ao visualizarmos o momento presente, é possível encontrarmos relatos de mulheres que simplesmente fizeram outra cirurgia para colocarem um silicone menor, pois a tendência agora é outra.
É necessário que cada mulher reveja seus valores e conceitos, avalie suas prioridades e reflita sobre a presente situação, visto que este padrão tem ofuscado a verdadeira beleza, a beleza que existe dentro de nós, que não está à venda em uma vitrine. É de suma importância, medidas governamentais para amenizar a quantidade de propagandas avassaladoras que têm oprimido e persuadido milhares de mulheres. Não nos esquecendo da relevância da família, como base da sociedade, para que auxilie e ajude seus filhos, ressaltando a importância de termos gostos e opiniões independente do que predomina no presente momento.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018