Título da Redação: A situação do corpo na contemporaneidade.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Rayanne Fonseca


Observa-se uma valorização do corpo humano entre os indivíduos no mundo contemporâneo. Todavia, a busca vigente por um corpo perfeito tem se tornado um problema na sociedade atual. A influencia exercida pela mídia e os métodos selecionados para tal conquista contribuem para a agravação deste.
Nesse contexto, nota-se que a influencia midiática, através dos meios de comunicação, na construção de um padrão de estética inatingível por grande parte da população. Pois o sistema capitalista, com o objetivo de lucrar, propicia a venda de cosméticos para tal finalidade, que visa o aumento de capital pelas industrias. Esse é causado pela busca incessante da beleza estipulada, e acarreta, quando não alcançada, frustrações e segregações. Um exemplo dessas influências são os atores que aparecem nas televisões no intuito de mostrar um felicidade adquirida pela conquista do corpo tão desejado. Desse modo, evidencia-se um importante fator negativo que eleva tal comportamento social.
Além disso, a luta exacerbada pela boa forma pode vir a se tornar uma compulsão e se transformar em vícios. Pois, neste caso o individuo quer se enquadrar cada vez mais no status da beleza, a qual acaba a não ter controle dos seus atos para essa condição. Esse é causado pelo fato de lançarem mão de recursos para se aproximarem do ideal da estética corporal definido pela sociedade. O que ocasiona a busca excessiva por dietas, cirurgias ou até mesmo transtornos alimentares. Basta exemplificar a anorexia e a vigorexia, tipos de patologias que expõem o corpo a contra-indicações médicas. Dessa forma, a luta compulsiva pelo corpo ideal construído pela mídia pode prejudicar a saúde dos indivíduos.
Diante do exposto, tal equívoco pode ser solucionado com a conscientização de que um corpo perfeito é, necessariamente, saudável. Isso ocorrerá por meio de campanhas através dos meios de comunicação, além das fiscalizações das vendas de produtos, em sua maioria prejudiciais a saúde.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018