Título da Redação: A supervalorização da aparência

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por G.M.M.


A prática do culto à beleza e ao corpo tem se tornado cada vez mais parte integrante da sociedade contemporânea. Esta prática, que era antes predominante entre as mulheres, agora é cada vez mais comum entre os homens. Tal prática tem como pretexto alcançar a saúde perfeita, porém, é extrapolada. Diante de tamanha idealização, a nova meta, se torna na realidade, a estética perfeita, ou seja: Atingir o corpo que as mídias dizem o tempo todo que é o corpo ideal, mesmo que aquela saúde que antes era priorizada seja afetada ou até deixada de lado.
A sociedade contemporânea tem se tornado gradativamente uma sociedade mais consumista. Uma sociedade que valoriza mais o "ter" do que o "ser". Dessa forma, as pessoas têm se importado cada vez menos com o que são de verdade ou como se sentem frente a certas questões. Tal sociedade, tem se tornado uma sociedade mais fria e julgadora, que segrega pessoas a cima do peso ou pessoas que não são tão presas aos padrões que as mídias impõem.
A cada ano que passa, mais formas de se atingir o corpo ideal são inventadas. Silicone, botox, lipoaspiração e, o pior de todos até o momento, os anabolizantes. Os anabolizantes são extremamente prejudiciais a saúde, trazendo uma série de distúrbios hormonais, que em certas situações podem trazer doenças terríveis como o câncer de fígado ou até mesmo a morte.
A busca pela aparência ideal tem se tornado algo tão doentio e preocupante, que afeta pessoas cada vez mais jovens. É cada vez mais comum entre crianças, a troca de bonecas por maquiagem ou a de outros brinquedos por roupas de marca. Esse já é o começo do jovem ou do adulto, que no futuro, fará operações cirúrgicas para atingir a "perfeição". Aplicações de botox no rosto, aplicação de silicone nos seios, enfim, medidas, que na maioria dos casos, tem resultados desastrosos, trazendo rostos artificialmente lisos e inexpressivos ou seios completamente fora do padrão natural.
Portanto, compreende-se que o culto ao corpo e a supervalorização da aparência tem se tornado um problema crescente e cada vez mais preocupante. Assim, tal problema, merece total atenção do governo, para conter a propagação desenfreada da mídia quanto aos padrões que ela dita ideais. Porém, impedir certas propagandas em jornais e outros veículos midiáticos não é o suficiente. É preciso que os pais de hoje entendam melhor essa questão e eduquem seus filhos de forma consciente, para que no futuro tenhamos cidadãos mais seguros quanto a sua aparência e que valorizem mais quem você é, não quem você aparenta ser ou o que você tem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018