Título da Redação: Árdua busca pela suposta ''perfeição''

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por M


Se durante a Pré-História a tão conhecida ‘’ Vênus de Willendorf’’ era considerada um exemplo de beleza do período, hodiernamente o tipo corporal representado por tal está bem longe de atender ao que a mídia implanta como ideal. Apesar de sempre ter existido representações do ‘’belo’’ durante a história da humanidade, nos dias atuais essa percepção está se tornando algo que se assemelha à uma ditadura, em que todos devem se basear nos estereótipos apresentados para serem aceitos socialmente. Dessa maneira, perante a intensa padronização da beleza no mundo atual, tem se tornado cada vez mais frequente o número de pessoas que buscam incessantemente se encaixar nos padrões difundidos como adequados, desencadeando diversas patologias graves.
A ânsia frenética em saciar o próprio ego em busca do corpo perfeito é motivado pela alta persuasão e influência que os veículos de comunicação exercem na mente dos seres humanos a respeito dos moldes corpóreos considerados exemplares. Diante disso, pessoas de todo o mundo, em especial jovens, se submetem a inúmeros procedimentos cirúrgicos em prol do tão almejado talhe impecável, realizando lipoaspirações, colocando silicone, botox ou, então, fazendo dietas radicais. Contudo, ao sujeitarem-se aos processos citados anteriormente, os riscos para a saúde aumentam, podendo levar à bulimia, anorexia, depressão e, em situações mais críticas, pode levar à morte, como foi o caso do famoso ‘’Ken humano’’.
Outrossim, basta caminhar em ruas e avenidas de qualquer cidade que será possível encontrar diversas propagandas espalhadas com lindas modelos –que, por vezes, tem suas fotos editadas por programas computacionais- divulgando mercadorias que, em sua maioria, prometem ao consumidor eliminar gorduras, remover estrias e celulites ou rejuvenescer a pele em um curto espaço de tempo. A partir daí pode-se verificar que, estabelecer arquétipos julgados como sinônimos de perfeição são grandes aliados de indústrias de cosméticos, têxteis e farmacêuticas para aumentarem seus lucros. Ao imporem um protótipo sublime, os indivíduos procurar se encaixar neles a partir do consumo das mercadorias ofertadas que, quase sempre, custam caro.
Logo, para enfrentar esse impasse, é inexorável que o Poder Público efetue uma maior inspeção sobre o que é publicado e divulgado pelos canais de comunicação, inibindo, caso necessário, campanhas publicitárias que sejam ofensivas e que reafirmem esses modelos. Ademais, instituições de ensino e ONG’s, juntamente com psicólogos, devem promover debates de maneira lúdica e de fácil compreensão para evitar que, futuramente, mais pessoas sofram com os problemas gerados por essa obsessão em atingir os estereótipos expostos constantemente no meio social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018