Título da Redação: As aparências enganam

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Dheyson Alves


A mídia possuir um papel importante na difusão das ideias da indústria "Narcisista". As pessoas, exclusivamente as mulheres, são umas das que mais sofrem com os ataques manipuladores da mídia e indústria. Muitas vezes, distúrbios, doenças, baixa autoestima e até a morte são algumas das consequências causadas pelo ideal de “perfeição”, nesse contexto, como solucionar o problema da sociedade das aparências?
A mídia e a indústria da estética tem um forte poder de persuasão em sociedade. Ela brinca com a mente humana por meio dos instrumentos de comunicação. Capas de revistas e propagandas, com o modelo de corpo adequado aos padrões de sociedade tornaram-se muito comuns. Novos produtos como comidas Diet, light, zero e suplementos ficaram ainda mais tecnológicos e com o slogan “Fique com o corpo perfeito”. O corpo tornou-se um produto comercializável.
No século 19, a mulher obteve conquistas que mudaram o rumo da história. Hoje em dia, ela tem um amplo espaço no mercado de trabalho, e atua muitas vezes em cargos, que séculos atrás nem se imaginavam. Contudo, com o desenvolvimento da indústria de informação, as mulheres têm enfrentado diversos problemas. Como cuidar de filhos, trabalho, vida social e principalmente, a beleza. Segundo Bohm, para as mulheres os padrões de beleza, “Sugerem satisfação e realização pessoal e, principalmente, aludem à eterna juventude”.
Nesta ocasião que as ilusões aparecem. Muitas vezes as mulheres se sentem gordas de mais. Olham no espelho e dizem "preciso emagrecer mais", justamente para adequar-se com o modelo “diet” adotado pela mídia. Logo, buscam por mais produtos para satisfazer os desejos de uma vida sem ansiedade. Alguns dos primeiros sintomas são tonturas, variação de humor, fraquezas e complicações cardiovasculares, que podem levar a morte. À medida que vem o stress, os distúrbios e as principais e mais perigosas doenças, bulimia e anorexia nervosa, logo o que antes parecia um sonho a ser conquistado, torna-se um pesadelo.
Em suma, a ideia de aproveitar a vida e aceitar a si mesmo parece não existir mais. É como uma prisão, para sair dela, você tem que se adequar ao meio social, a modelos. Segundo Cury, uma solução seria “Aprender [...] a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, [...], pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida”. Além disso, é preciso que as vítimas busquem por informações a respeito do seu corpo. Por exemplo, fazer avaliações médicas, além de ter um acompanhamento nutricional, que é fundamental. Dessa forma, séria possível evitar muitas das consequências apresentadas e evitaria uma vida em busca da aparência “perfeita”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018