Título da Redação: As consequências do preconceito estético.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Fernando Silva


Cabelos lisos, cintura fina, corpo definido ao máximo possível. Tudo isto faz parte do padrão imposto pela sociedade do mundo contemporâneo em relação ao corpo perfeito. Porém, o problema começa quando este, se contrariado, vira motivo de ofensas e desrespeito. Eis o desafio: remover este padrão e permitir que o próximo sinta-se bem com seu corpo, sem temer o julgamento de qualquer indivíduo.
São recorrentes, principalmente nas redes sociais, os casos de ofensas em fotos alheias por alguma ''regra'' de corpo que não está sendo seguida. Grande exemplo disto é o recente caso de Julia Gabriele, uma menina de 11 anos, que foi insultada inúmeras vezes por ter pelos faciais, principalmente da sombrancelha. Parece algo simples, porém, para uma criança cuja a idade acabara de formar dois dígitos, pode ser motivo para grandes frustrações que talvez sejam levadas por toda a vida, se não forem superadas.
Observada pela sociedade a grande frequência destes insultos por estética, é normal que a obsessão pelo corpo perfeito ganhe intensidade, temendo ser vítima dos mesmos. Provas disso são os homens de hoje que, almejando resultados rápidos em seu corpo, fazem uso de hormônios - muitas vezes em conjunto da má alimentação - o que contribui no aparecimento do câncer de próstata. Além disso, também são constantes os casos de modelos anoréxicas devido a busca do "corpo dos sonhos", que, na visão delas, é requisito de uma boa carreira.
Desta forma, portanto, é evidente que o papel da mídia, como formadora de opiniões, é crucial para a melhora deste quadro ao impor o uso de fotografias de ''mulheres comuns'', fortalecendo a ininsistência do corpo perfeito. Além disto, a ajuda das ONGs se torna importante na criação de eventos gratuitos sobre os perigos do uso de anabolizantes. Com estas e outras medidas, será possível, finalmente, olhar para o próximo como igual e ter uma conversação tranquila, sem temer qualquer julgamento com motivos irrelevantes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018