Título da Redação: As pressões socioculturais ditando os padrões estéticos sociais

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Cinnthya Eufrásio


Em especial a partir da segunda metade do século XX, período do pós-guerra, a humanidade obteve significativos avanços no que diz respeito aos direitos humanos. Contudo, mais que nunca os direitos individuais são violados, vendo-se ela ameaçada e dependente dos estilos de vida e padrões estéticos por ela mesma desenvolvidos. Pressões socioculturais e estereótipos criados e difundidos pela mídia faz com que milhões de pessoas ponham em risco suas saúdes tentando alcançar um nível estético perfeito, sendo as consequências do iminente fracasso desastrosas.
A mídia impõe padrões de beleza que sem as edições e ajustes técnicos por programas computacionais seriam impossíveis de serem observadas. No entanto é com essa ilusão que ela garante seu lucro e sucesso, mesmo isso implicando em doenças psicológicas e até a integridade física do contingente de pessoas que busca alcançar tal utopia. Pode-se dizer que a moda está em desacordo com a pluralidade formas e outras diversidades, pois na prática a beleza é reduzida a um único padrão, tido este como modelo e meta a ser atingido por muitas pessoas, em especial as pertencentes aos grupos das mulheres e adolescentes, por estes em geral serem mais vaidosos.
Como afirma o autor Paul Schilder, a imagem corporal é um fenômeno social. Esse fenômeno, todavia, tem sido manipulado de acordo com as vantagens e interesses midiáticos, industriais e empresariais ligados à estética e beleza física, causando em muitas pessoas o chamado Transtorno Dismórfico Corporal, deficiência corporal que afeta a percepção desses indivíduos sobre suas próprias imagens.
Com base no que foi exposto julga-se necessária a articulação do governo, em parceria com os meios de comunicação e distribuição de informações, para conscientizar a população sobre a importância de primeiro priorizar a saúde ao invés da forma física, como também estimular a criação de novos padrões de beleza, de forma que a saúde e o bem-estar sejam os objetivos a serem alcançados, sobretudo de modo consciente e prudente, sempre acompanhada de profissionais qualificados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018