Título da Redação: Banalidades disfarçadas de milagres

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Tainara Ferreira


Desde a antiguidade clássica os padrões de beleza já eram ditados. Mulheres de pele lisa, corpos esculturais, cabelos longos e sedosos, bem vestidas, era a imagem propagada socialmente, a qual permanece exaltada pelos holofotes da imprensa e do consumismo. Adquirir o corpo perfeito na atualidade significa ser bem aceito e respeitado no meio social. Seria essa uma inversão de valores ou apenas a real exposição dos pensamentos antes abafados?
É um fato que a ditadura da beleza tem revolucionado o mundo de adultos, jovem e até mesmo crianças. Cada vez mais, crescem os números de adolescentes, que realizam cirurgias bariátricas, lipoaspiração ou implantes de silicone, por exemplo. Além disso, tornou-se comum visualizar meninas e meninos nas escolas, vestindo-se e preocupando-se com o corpo, como se fossem adultos. Será que estão preocupados com a saúde ou apenas com o julgamento social?
Assim como tem sido uma avalanche de informações e propagandas, que levam ao consumo de produtos e métodos que prometem o milagre da beleza, tem crescido o número de alertas emitidos pela Sociedade Brasileira de Medicina para os riscos que muitos deles oferecem. Infelizmente o número de complicações e até mesmo de óbitos têm aumentado de forma assustadora. Foi possível visualizar através da própria imprensa, o caso da modelo Andressa Urach, do “Ken humano” e demais pessoas que sofreram as consequências das aplicações errôneas do hidrogel, outros buscaram, por exemplo, clínicas clandestinas de lipoaspiração e pagaram o serviço com a própria vida.
Seria esse um caminho sem volta? As estatísticas aumentam, reafirmam os riscos e nada é feito para alterar? Um padrão de beleza não pode ser desconstruído, pelo menos em prol da saúde e vida social? É necessário refletir e agir para o controle da situação.A imprensa, por exemplo, como grande influenciadora e propagadora de discursos, pode de forma lúdica mostrar outros padrões de beleza, bem como apontar os riscos destes procedimentos, além de evitar a difusão destes métodos milagrosos em suas propagandas. Desta forma, estará contribuindo para a desconstrução de estigmas e para a construção de valores que prescindam de banalidades disfarçadas de milagres.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018