Título da Redação: Base da Sociedade

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Desde sempre, o culto ao belo esteve na humanidade, apreciando a parte escultural do ser, como personificação de Deuses, ou obras feita por tal. O problema é que, esse desejo da perfeição, à beleza, tem suas consequências, como o esquecimento do intelecto, que por certo tempo na história, já foi também utilizado como base de inspiração por muitas sociedades.
Deixando de lado a beleza intelectual do ser, temos apenas o físico, que é muitas vezes baseado em padrões fixos e inabaláveis, associados por exemplo, a magreza. A idealização de um corpo perfeito toma conta de nossas vidas, pois geram desconforto para nós, e também para a sociedade, que, mergulhada em tais padrões pré-definidos pelo mercado, visando o lucro, e também pela mídia, que possui maior o alcance e influência em toda sociedade, não permitem a imperfeição, em nome da própria beleza e vaidade.
Em uma sociedade democrática, todos tornaram-se cada vez mais escravos da indústria da beleza, tão difundida pelos meios de comunicação, que tem imposto e estereotipado vários padrões à se seguir, por meio de comerciais, desfiles, novelas, e só então, ser aceito socialmente.Tal culto a uma beleza forjada e planejada, pela mídia e mercado, ecoa em toda sociedade, de maneira imposta e impactante.
O consumismo está diretamente ligado com padrões impostos pela sociedade e disseminados pela mídia e pelos meios de comunicação em massa.A disputa pelo foco de atenção serve como uma via de escape para toda insegurança e medo de não se encaixar em um determinado grupo. A busca pela perfeição é apenas uma forma de compensar todo o temor que o ser humano tem dentro de si, tornando-se refém de valores impostos socialmente.
Como uma solução à longo prazo, a conscientização e a reeducação da população mais jovem,seja nas escolas, mídia ou meios de comunicação em geral, tornam-se bons métodos de conciliar a ética de pensamento e os padrões de beleza, de forma que, no futuro, a sociedade saiba que: As indústrias da beleza, e da cultura, não devem ser levadas como uma ditadura, assim dando espaço às imperfeições, e realçar a verdadeira importância de um ser saudável e feliz consigo mesmo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018