Título da Redação: Beleza em série

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Lorrayne Andrade


O mundo contemporâneo vive a era do capitalismo, da globalização e, concomitantemente, do consumo em massa. Em meio a tanta comodidade, rapidez e beleza, a mídia tem mostrado um modelo inatingível de perfeição, que acarreta em danos físicos e psicológicos dos indivíduos, pois não conseguem alcançar o que lhes são impostos. Entre academias e salões de beleza cheios, cirurgias estéticas e dietas, há uma sociedade frustrada, escrava de um estereótipo de beleza imposto pelos meios de comunicação.
O discurso da mídia decorre de uma pluralidade de produtos para manter e alcançar a tão sonhada forma física. Os meios de comunicação mostram, diariamente, o glamour da glória e do sucesso de pessoas que alcançaram o padrão de beleza e, assim, conseguiram livrar-se do preconceito e vivem em plena ascensão social. Dentre os resultados dessa constante imposição, destaca-se o sentimento de frustração, a sensação de estar fora dos padrões, de ser uma pessoa não desejável e, portanto, não “apta para o consumo”.
Além disso, singularizar a beleza significa ignorar a multiplicidade biotipa dos indivíduos. Dentre tantas misturas e formas, é injusto escolher apenas um modelo para servir como padrão universal. Todavia, o desejo de parecer com as modelos de passarelas e páginas de revistas que, por vezes, estão longe de representarem saúde, porém sugerem satisfação, realização pessoal e aludem à eterna juventude, fazem com que as pessoas recorram às cirurgias de risco e dietas que comprometem a saúde.
É necessária maior reflexão sobre essa imposição do modelo de beleza que é imposto todos os dias à sociedade. É importante começar pelo próprio indivíduo, sendo flexível consigo mesmo e libertando-se dos limitados padrões de beleza. As escolas também podem ajudar por meio de projetos acerca do assunto e com o intuito de levarem os indivíduos a construírem um senso crítico. Seria interessante se a mídia promovesse documentários e reflexões, em horário nobre, sobre o assunto. Quem sabe assim, percebam que a beleza está justamente na pluralidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018