Título da Redação: Beleza: esteriótipo imposto pela mídia

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Danielly Ramon Silva


É evidente que a publicidade contemporânea é antagônica. Explora a idealização de um padrão de beleza feminino, em contra partida, abusa de marketing para comidas calóricas. A mulher durante séculos buscou e lutou pela sua liberdade e igualdade, porém, atualmente, vive escrava do esteriótipo da beleza imposto pelas mídias.
Alta, magra, corpo definido, digno de um desfile da Victoria's Secrets. Esse é o corpo adequado para o século XXI segundo a televisão, revistas e outdoors. À medida que vão sendo disseminados modelos de belezas, quem se encontrar fora desse circulo está fora dos padrões. Por conseguinte, ocasiona uma segregação na sociedade e abalos psicológicos em muitas mulheres. Assim, diversos disturbios alimentares surgem devido a busca do corpo ideal, ocasionando diversos males a saúde dessas mulheres, tendo como principal vítima jovens e adolescentes que ainda encontram-se em desenvolvimento.
O mundo contemporâneo visa o lucro independente das consequências que podem ocasionar. Juntam suas contradições em um comercial como se não houvesse problema algum. Apresentam uma comida extremamente calórica e gordurosa junto ao padrão de beleza como se estivessem interligados. Contudo a sociedade sabe que isso não ocorre, muitas mulheres devido a responsabilidade e correria de uma vida cheia de deveres como o trabalho, filhos, casa, estudos e ainda o culto a beleza, deixam de se alimentar para conseguir o corpo tão almejado adquirindo assim disturbios alimentares e psicológicos como a anorexia nervosa.
Visto que os padrões de beleza impostos pela publicidade afetam a sociedade em um amplo aspecto, segregando-a e impodo modelos de vida, há uma grande necessidade de controle da sua disseminação. Logo, pode ser feito uma leve filtragem da imposição exarcebada da necessidade de um corpo padronizado, claro, sem infringir a liberdade de expressão. Mas também, fazer o incentivo e valorização da beleza única e suas diversidades e principalmente em casos de problemas psíquicos ter no sistema único de saúde (SUS) uma equipe especializada para poder prestar atendimento as pessoas que necessitem de tratamento e ajuda profissioal.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018