Título da Redação: Beleza Interna

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Salve Salve


O padrão de beleza é um conjunto de preceitos que definem e impõem um modelo estético a ser seguido pela sociedade. Esses padrões são estabelecidos, desde a antiguidade até os dias de hoje, com o intuito de valorizar a opinião estética de uma parcela de indivíduos possui. Entretanto, essa parcela costuma ser ínfima quando comparadas às esferas da sociedade que são excluídas pelos padrões impostos.
Na sociedade capitalista contemporânea, o padrão de beleza se tornou extremamente valorizado pela mídia por ser uma produto bastante comercializado, que gera muito lucro às empresas. Isso ocorre porque a mídia utiliza de métodos que persuadem indivíduos à adotarem tal padrão de beleza, e assim, consumirem produtos, como por exemplo: cremes de rejuvenescimento e cirurgias plásticas. Contudo, os padrões de beleza são impostos, principalmente, com interesses voltados ao lucro.
No entanto, isso pode resultar em graves consequências para a saúde mental e física dos indivíduos persuadidos. Muitos não possuem recursos financeiros para se adaptar aos padrões estabelecidos. Sendo assim, esses têm que conviver com o julgamento da sociedade e da mídia, o que muitas vezes ocasiona diminuição na alta-estima e, consequentemente, depressão. Já em outros casos, pessoas que possuem recursos financeiros, investem tanto em métodos de embelezamento, que acabam afetando a saúde física, promovendo o enfraquecimento biológico, e com isso, aparecimento de algum doença.
Ademais, a imposição desses padrões também tem o poder de agravar o racismo. Por conta do eurocentrismo - imperialismo europeu - no século XVI, tem-se o padrão de beleza europeu ao mundo ocidental estabelecido até os dias atuais. Isso resulta na desvalorização de outras culturas e etnias pela sociedade. Como exemplo, tem-se o afastamento dos negros de posições que remetem beleza na mídia: como o galã de uma novela, sempre é um rapaz de pele branca e olhos claros.
Dessa forma, os padrões de beleza são impostos com interesses financeiros podem resultar em consequências à saúde mental e física, além de, intensificar o racismo. É necessário então que a mídia passe a mostrar, através das novelas, séries e propagandas, que todos podem ser felizes não importando a aparência ou condição financeira. Além disso, as instituições educacionais devem educar e conscientizar os mais jovens em relação a autovalorização, antes que sejam corrompidos pelo pensamento da sociedade. Mediante esses fatos, essas consequências ditas anteriormente podem ser dissolvidas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018