Título da Redação: Beleza líquida

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Sofia Nunes


“Tudo que é sólido se desmancha no ar”. Assim afirmava Karl Marx, ao explicar no Manifesto Comunista que o fim da alienação da sociedade acabaria com a estrutura capitalista vigente. No século XXI, em relação ao consumo excessivo e ao ideal de beleza, ele ainda está correto. É inegável que a sociedade atual valoriza mais o aspecto físico do indivíduo, influenciada principalmente pela mídia e meios de comunicação. Faz-se necessário, portanto, um resgate dos verdadeiros valores sociais, evitando a alienação de homens e mulheres que se prendem a um ideal estigmatizado e utópico.
Em primeiro plano, propagandas, novelas e eventos sociais como desfiles de moda relacionam uma imagem corporal – definida por magreza, maquiagem e músculos – à ascensão social e felicidade. Entretanto, acabam por promover o contrário : a sociedade, principalmente adolescentes, busca dietas, cirurgias plásticas e tratamentos estéticos para a inserção em um modo de vida sem preconceito. De acordo com Émile Durkheim, o ideal de beleza se enquadra no conceito de fato social, ao pressionar o indivíduo a encaixar-se no padrão perfeito. No entanto, desse modo a sociedade acaba abandonando a saúde e os limites do próprio corpo, prejudicando a vida.
Além disso, a influência das empresas de cosméticos e suplementos físicos – que pregam felicidade pautada na vaidade – choca-se com os preceitos das empresas alimentícias, que utilizam-se de gula para induzir o consumo. Esse combate gera ansiedade e alienação, provocando consequências como depressão , distúrbios alimentares e até suicídio pela busca de aceitação social. Diante disso, o bullying escolar e o preconceito enaltecem a necessidade da beleza para o convívio em sociedade.
Fica claro, portanto, que a sociedade alienada busca um ideal utópico, já que a inexistência de dois seres humanos iguais exclui a possibilidade de um “padrão”. A fim de reverter essa situação, o poder da mídia poderia ser utilizado para divulgar valores como respeito e superioridade da mente e das emoções sobre o corpo. Ademais, poderia ser introduzido o uso de modelos que fogem do tipo perfeito, de tamanhos variados e belezas únicas, assim como já fazem na campanha “Real Beleza“ da Dove, por exemplo. Por fim, a família, pelo diálogo, deve ensinar aos pequenos que a vida feliz só é alcançada com a ausência de estigmas. Desse modo, o ideal de “beleza” poderá se substituído por “diversidade”, desmanchando antigas ilusões e tornando os valores sociais verdadeiramente sólidos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018