Título da Redação: Beleza não está à venda

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Wesley Pascoal


A maior parte das pessoas gosta de sentir-se bela e, além disso, gosta que a sociedade a ache bela. Assim, as empresas utilizam os meios de comunicação para impor um padrão de beleza de tal forma a não representar a sociedade e ao mesmo tempo fomentam o consumo de serviços e produtos de beleza com um único objetivo: maximizar os lucros.
No entanto, deve haver limites entre a liberdade de comércio e a saúde física e mental das pessoas. Muitas empresas, por meio da publicidade de massa como a televisão e a internet, atrelam um padrão inatingível de beleza à felicidade pessoal do indivíduo, apenas objetivando o lucro em detrimento do ser humano que tem sua autoestima significativamente abalada.
Um outro ponto a ser analisado é a formação psicológica da maior parte da sociedade atual, pois o ser humano não pode ser reduzido à aparência física. Além disso, o “ser bonito” é algo subjetivo, segundo o psicólogo Augusto Cury, e não um padrão a ser seguido conforme imposições de indústrias capitalistas e modismos efêmeros.
Fica evidente, portanto, que o padrão de beleza imposto pelas indústrias de beleza deve ser combatido com o objetivo de manter a saúde física, mental e emocional das pessoas que são diariamente bombardeadas com anúncios repletos de promessas fictícias. Para isso é necessário que as pessoas adquiram uma maior maturidade intelectual, aceitando a si próprias, através dos centros educacionais e de suas próprias famílias. Ademais, os órgãos responsáveis pela fiscalização publicitária devem desestimular, com aplicação de multas, as empresas que de alguma forma causem problemas à saúde das pessoas através de campanhas publicitárias coercitivas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018