Título da Redação: Beleza não se compra, ela é inata

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Rohde


De um lado, mulheres que além de dividir o seu tempo com o trabalho dentro e fora de casa, também convivem com o estresse de não alcançar o “corpo perfeito”. De outro, a mídia estabelece um padrão de beleza inatingível, por meio de novelas, comerciais e revistas. É esse o paradoxo vivenciado pela sociedade brasileira que almeja o perfeito.
De acordo com a pesquisa realiza pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), 73% dos brasileiros têm o hábito de assistir à televisão. Diante disso, a mídia utiliza-se dessa audiência com objetivo de divulgar novos padrões de beleza, dessa forma insinua que somente quem está nesse padrão alcançará a felicidade. Portanto, esse tipo de divulgação de informações, se apropria do público em massa para mostrar uma minoria, ou seja, mulheres altas, louras e magras, sendo que no Brasil há miscigenação, no qual não possui apenas esse estereótipo.
Outro fator existente se diz respeito aos males que essa alienação traz às mulheres, como anorexia e bulimia. Por conseguinte, os desafios de atingir os resultados estabelecidos pela publicidade vão além de dietas e exercícios, elas sacrificam a própria saúde, ou até mesmo a vida, por meio da restrição de alimentos e purgação. Desse modo, é necessário pagar um preço alto, não só para serem aceitas na sociedade, mas ainda, obter a felicidade momentânea.
Evidencia-se, portanto, o controle da mídia na vida das pessoas, por intermédio de meios de comunicação, como a televisão. Há de se promover, por parte do Ministério das Comunicações junto ao poder legislativo e executivo, não somente a fiscalização do que será transmitido para à população, mas também, a criação de políticas pública, a fim de democratizar a mídia. Outrossim, a sociedade não deve ser escrava dos padrões de beleza, visto que a saúde será a primeira afetada, isto é, haverá distúrbios tanto psicológicos, como corporais. Afinal, segundo Platão defendia, o importante não é apenas viver, mas viver bem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018