Título da Redação: Beleza não se põe à me$a

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por My Mansilha


A mídia desde sua instauração adquire legitimidade e determina modelos a serem seguidos. Dentre eles, a beleza ideal é instituída e passa a ser o objetivo de vida de inúmeras pessoas. Isto pode acarretar em conseqüências –físicas e psicológicas – que talvez possam ser irreversíveis. Até que ponto o homem deve se pautar nesses valores para viver bem consigo? O estilo de vida capitalista vê nesse meio um fértil e crescente mercado consumidor.
Desde sempre ideais foram estabelecidos, na Idade Antiga por exemplo, aqueles que possuíam semblante simétrico eram tidos como “belos”. Mais tarde, em tempos de crise e de fome, o setor da sociedade com sobrepeso eram aqueles que gozavam de bem estar econômico. Ou seja, o homem sempre criou e buscou seguir modelos, o problema é quando essa procura vira obsessão e passa a escravizar o ser em prol dos inatingíveis comportamentos.
Os meios de comunicação, patrocinados por industrias como a estética, de forma forte e quase declarada disseminam padrões e excluem os que fogem deste. É cada vez mais crescente o número de casos que aparecem no noticiário: cirurgias em excesso,uso de produtos de modo indiscriminado, procedimentos arriscados, utilização de medicamentos em larga escala expõem a necessidade de consumo do ser humano em busca de completar lacunas de problemas ora sociais ora psicológicos que fazem parte do cotidiano atual.
O Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Os procedimentos são muitas vezes banalizados e realizados de forma precária e subdesenvolvida arriscando a vida dos pacientes que se mostram despreocupados .A partir daí, resultado comum dessas ações são a depressão ou até mesmo danos à saúde. Os “Ken’s humanos”, jovens que se submeteram a inúmeras cirurgias para se assemelhar ao famoso brinquedo infantil, ilustram a inconseqüência, falta de limites (devido a fragilidade dos seres), que apostam quase tudo em busca de resultados.
Portanto falta ao homem a consciência de que essas metas utópicas muitas vezes são criadas e mantidas com intuito financeiro. É necessário que este perceba que o fundamental não é o que está visível aos olhos e que esta busca incessante por resultados e satisfação, não seja equivalente ao que a água, o fogo, o alimentou outrora já representou.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018