Título da Redação: Ó beleza, onde está tua verdade?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ana Gomides


A partir do século XIX, a mulher conquistou diversos direitos: direito ao voto, à chefia de empresas e cargos públicos; licença maternidade, entre outros. O século XXI, porém, restringe a liberdade feminina e forma escravas da beleza. A contemporaneidade vive um massacre humano em que, por grande influência midiática, mulheres e meninas se moldam para encaixar-se em um inatingível padrão estético imposto pela sociedade.
Cerca de 80% das mulheres brasileiras não estão satisfeitas com seu próprio corpo e destas, segundo o IBGE, 60% acredita que estariam mais felizes se fizessem cirurgia plástica. Tal insatisfação induz mulheres a tomarem medidas desesperadas para alcançarem a estética perfeita: dietas, diminuição drástica de alimentação, exercícios inadequados e por fim, intervenção cirúrgica . A indústria da beleza mostra que a perfeição é possível de ser alcançada, pois todos os dias surgem novos produtos e tecnologias que permitem uma rápida e satisfatória adequação do corpo.
As intervenções cirúrgicas podem recuperar a autoestima, mas até qual ponto? O índice de cirurgias plásticas aumentou mundialmente na última década, mas o número de mulheres que procuram especialistas para tratarem de depressão estética (pós-cirúrgica) permaneceu constante, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados demonstram que enquadrar-se em um padrão não é o suficiente, que o rosto e o corpos bonitos para a sociedade, podem não satisfazer quem passa pelo processo de padronização.
A divulgação de propagandas e produtos "de beleza" é a principal motivadora da beleza idealizada. Nesse sentido, cabe às escolas o ensino de seus alunos para que possam discernir o que é difundido na mídia por meio de aulas de sociologia aplicada às questões de beleza ao longo dos séculos, para que em um futuro próximo, os esteriótipos sejam gradualmente descaracterizados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018