Título da Redação: Beleza realmente é fundamental?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bianca Ferreira


Como já dizia o poeta Vinicius de Moraes “as muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Essa ideia da necessidade de ser belo sempre foi motivo de discussão e questionamento na sociedade, sendo o conceito de beleza alterado no curso da história. Diante disso, para alcançar o inalcançável padrão de beleza atual, muitas pessoas massacram o seu corpo, expondo-se a danos físicos e psicológicos.
A imposição de um estereótipo de beleza por parte, principalmente, da mídia, através de imagens de corpos musculosos e sem gorduras, leva diversos adolescentes, cada vez mais cedo, as academias, a prática de dietas radicais e a quadros de vigorexia, bulimia ou anorexia. É o que demonstra pesquisas do Hospital das Clínicas de São Paulo, com jovens entre 11 e 18 anos dos quais 47% já fizeram algum tipo de dieta alimentar e 5% uso de medicamentos ou indução de vômito na tentativa de perder peso.
Além disso, também há os que almejam um corpo “perfeito”, através de cirurgias plásticas. Sendo crescente o número de mulheres que se arriscam em nome da beleza nesses procedimentos, com profissionais mal qualificados que ferem o juramento de Hipócrates da proteção a vida. Tendo maior destaque a aplicação de substâncias preenchedoras, como o hidrogel e o silicone líquido, os quais o uso é proibidos pela Anvisa.
Estamos, assim, diante do culto ao corpo, já não importa mais quem somos, mas sim, como somos, e, o mais importante, como nos mostramos, tendo o narcisismo encontrado a sua mais acabada forma. Vemos pessoas inconformadas com seus corpos em busca de um mero corpo fabricado e que esteja dentro dos padrões vigentes ou pré-estabelecidos.
Portanto, a adequação aos padrões de beleza levam diversas pessoas a sacrificarem sua saúde e seu bem-estar, para adequar-se a esses. Diante disso, cabe ao governo fiscalizar e punir médicos que realizam clandestinamente cirurgias plásticas; e cabe as escolas e aos pais, diagnosticar crises de autoestima dos adolescentes e, se necessário, um acompanhamento psicológico. Assim, ao invés de beleza, teremos aceitação própria como sendo fundamental.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018