Título da Redação: Beleza subjetiva

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Ana


Com as inúmeras transformações pelas quais o mundo passou ao longo de sua história, e com o processo de globalização, de certa forma não teria como a mídia global não influenciar todas as pessoas do mundo, impondo para toda a sociedade um padrão de beleza cada vez mais inatingível. Embora uma parte da população não seja “atingida”, outra parte cai nas garras do novo conceito de estética perfeita inalcançável gerando então o questionamento: qual o limite das pessoas para alcançar a perfeição estética?
Na sociedade atual, a cada dia é mais fácil encontrar pessoas que se submetem à busca pelo “corpo perfeito”, que na maioria dos casos é a busca pela magreza extrema. Isso, em quase totalidade dos casos, imposto pela mídia que acaba por influenciar, principalmente, jovens que nessa busca acabam apresentando doenças físicas e até mesmo psicológicas. Como a bulimia nervosa, quadro no qual a pessoa se alimenta e logo após vomita o que foi ingerido devido, principalmente, a culpa de estar comendo em excesso.
Outro caso extremamente comum é a anorexia nervosa, que se caracteriza pela pouca alimentação ou pela falta completa dela. Tudo isso gerado pela vontade de ficar igual ao que é apresentado na televisão, revistas e outros. Outro exemplo dessa obcessão é o caso de Andressa Urach – a vice Miss Bumbum – que fez um procedimento de preenchimento nas coxas, para que elas ficassem mais grossas, claramente indo contra a formação natural de seu corpo.
Esse não é o único caso entre famosos, existe também o caso de Demi Lovato, cantora de pop norte americana, que se cortava por não se encaixar no que ela considerava a perfeição de corpo e beleza que é estabelecida pela sociedade. Casos assim são comuns e cada vez mais banalizados, contudo, esses são os principais motivos de depressão e bullying entre os jovens e adultos na contemporaneidade. Fatos assim não deveriam acontecer, o número de suicídios aumentam exorbitantemente, muito deles causados pelos males da baixa auto estima e da pressão das pessoas que se encontram em volta, no circulo de convívio do individuo.
Fica claro, portanto, que algo pode e deve ser feito para mudar as consequências da pressão social exercida por um padrão de beleza que não deveria existir. A mídia poderia, primeiramente, tomar consciência do mal que é feito ao divulgar “metas” de beleza que só existe no papel. Após isso, ações midiáticas poderiam ser feitas com folders, outdoors e muitos outros, mostrando que beleza é subjetivo a cada um, não devemos procurar nos padronizar, todos tem uma beleza única que não deve ser modificada de forma drástica e não natural. A escola, também, pode ajudar os jovens com palestras e aulas que mostrem que todos são o que são e todos somos lindos do jeito que viemos ao mundo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018