Título da Redação: Beleza volátil

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Ben Dover


Ao se falar de padrões de beleza, logo se vê que eles não são imutáveis ou intrínsecos. Ao longo das sociedades, por exemplo, foi arbitrariamente considerado mais ou menos belo ser gordo ou magro, negro ou branco. Visto que tais padrões causam danos físicos e psicológicos mundialmente, é imprescindível perceber sua efemeridade e inconsequência, como forma de minimizar a influência destes sobre a psique humana.
Primeiramente, deve-se lutar contra discursos maniqueístas que colocam a mídia como a grande vilã dos padrões de beleza. A falta de representações variadas nesta, é claro, fere o sentimento de pertencimento, essencial à autovalorização. Porém, assim como qualquer indústria, a mídia funciona com o lucro em mente. Se os padrões de beleza já não existissem, não seriam forçados sobre a população. Portanto, as produções midiáticas são resultado da sociedade.
Em segundo lugar, aquilo que hoje é feio pode ser o belo de amanhã, ou já o foi algum dia. A volatilidade destes paradigmas revela, acima de tudo, sua futilidade. Persegui-los é uma empreitada exaustiva com poucos frutos, que busca resolver sentimentos de inadequação superficialmente. Não são todos que conseguem o corpo perfeito, pois ele não é, muitas vezes, nada mais do que ferramentas de edição, e aqueles que o conseguem, não terão fortalecido aquilo que mais acalenta o homem: sua mente. Afinal, autovalorização não acontece de fora para dentro.
Tendo em vista o bem estar coletivo, filmes, propagandas e etc. devem apresentar variedade de formas. Cotas de negros, pessoas com sobrepeso, baixas, entre outras, devem ser lei na mídia enquanto não houver naturalmente representatividade desses grupos. Ademais, as famílias e escolas devem conversar com seus jovens sobre os riscos de doenças como bulimia e anorexia e valorizar suas personalidades ao invés de suas aparências por meio de discussões em grupo e trabalhos conscientizadores, para que estes dois polos não tenham sua importância invertida. Dessarte, o papel dos padrões de beleza na sociedade lentamente perderá o protagonismo que adquiriu nos dias atuais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018