Título da Redação: Beleza x Saúde

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Renata Bezerra


A busca incessante pela beleza vem desde a Grécia Antiga, cujo símbolo máximo era a deusa Afrodite - Vênus, na mitologia romana. As esculturas gregas serviam de padrão estético para homens e mulheres. Entretanto, tamanha obsessão pode acarretar problemas sérios a saúde.
No poema "Receita de Mulher", Vinicius de Moraes afirma que beleza é fundamental e descreve o que seria a "mulher ideal". A mídia também criou e impôs um padrão estético para homens - que devem ser altos e musculosos - e para mulheres - que devem ser magras e altas. Para muitos, atingir este modelo é uma forma de alcançar a felicidade e a aceitação pela sociedade.
O desejo de obter o corpo perfeito, faz com que as pessoas se submetam a processos estéticos, cirurgias plásticas e dietas "milagrosas" para atingir esse objetivo. Esta procura incansável acaba por causar transtornos como anorexia, bulimia e vigorexia. O Brasil é o líder no ranking mundial de cirurgias plásticas desde de junho de 2014, representando 12,9% dos 11,6 milhões de procedimentos realizados no mundo.
Já na Mauritânia - país africano - as mulheres são obrigadas à engordar desde a infância, para se encaixar no conceito de beleza do país e conseguir um casamento. Os hábitos adotados acabam por causar dores nas articulações, obesidade e invalidez física nas mulheres ainda jovens.
Evidentemente, a mídia tornou-se uma ditadora e apresenta grande parcela de culpa nessa situação. Por conseguinte, esta deve mudar seus moldes e frear a publicidades de pessoas "coisificadas", priorizando a saúde física e psicológica. É necessário também, que a família em conjunto com a escola, trabalhem, através do diálogo, difundindo uma ideologia critica frente aos moldes impostos, mostrando para as crianças os malefícios do culto a beleza e os perigos da cirurgia plástica. Afinal, como afirmou Ramón de Campoamor: "A beleza está nos olhos de quem vê".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018