Título da Redação: Bibelôs

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por rosangela carvalho


Os padrões de beleza são construídos socialmente e são, dessa forma, um quadro de sua sociedade e de seu tempo. No Renascimento, o padrão de beleza era representado por formas arredondadas e fartas, no século XXI, são os corpos esbeltos que se associa à beleza. As mídias e as industrias de beleza tem papel fundamental na disseminação e afirmação desse padrão.
Procurando promover o consumo, as industrias de beleza dialogam com as mídias, reduzindo a diversidade feminina e naturalizando padrões de beleza eurocêntricos e impossíveis. De fato, tais padrões sempre existiram, mas nunca produziram tão danoso efeito como na sociedade pós-moderna,gerando doenças como depressão, bulimia e anorexia.
As maiores vítimas desse sistema de legitimação de um padrão em prol do consumo ,são inegavelmente, as mulheres. Isso decorre da forma como a imagem da mulher é socialmente construída, reduzindo-a à um bibelô , sem considerar seus sucessos profissionais, suas vitórias diárias e históricas.
Os movimentos feministas, na década de sessenta, começam a discutir e desnaturalizar padrões de beleza, buscando a liberdade do corpo e celebrando a diversidade. Embora tais movimentos ainda se mostrem importantes, a força de influência da mídia e da industria da beleza, indissociáveis, prevalece, gerando mulheres que crescem cercadas por propagandas e anúncios que dizem como elas devem ser e se portar, caminho percorrido por meio do consumo e da modificação do corpo.
Nesse contexto os discursos femininistas de aceitação do corpo mostram-se de suma importância, colocando em pauta questões relacionadas ao mal que esses padrões podem causar no físico e psicológico de suas vítimas. Educar as crianças e jovens e incentivar uma visão critica do capitalismo, que pode e é, muitas vezes um sistema brutal é importante para a desconstrução de padrões. A educação e o diálogo são as melhores formas de promover a mudança social e derrubar padrões, sobretudo, são as melhores maneiras de formar cidadãos conscientes da realidade em que vivem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018