Título da Redação: Bonito é se sentir bem.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Ana Flávia Oliveira Oliveira


É comum vermos muitas pessoas em busca de um corpo perfeito. Com a intensa influência da mídia na sociedade, propagandas, desfiles e novelas divulgam um padrão de beleza de uma forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a realidade vivida pela mulher atual, repleta de obrigações com o trabalho e família, surge a pergunta: de que forma esse padrão imposto é responsável por alterar a vida das mulheres?
Há quem acredite que o padrão de beleza é uma imposição atual. No entanto, ele já foi relacionado à fertilidade, na pré-história mulheres mais robustas eram consideradas propícias à procriação. Mas não é preciso ir tão longe: os anos 90 foram batizados como “A Era das Supermodelos”, mulheres altas, magras e curvilíneas sem exagero eram consideradas sinônimos de perfeição. É impossível negar o impacto provado pelos padrões de beleza na sociedade, principalmente na mentalidade feminina.
O problema surge quando o padrão de beleza torna-se responsável por fazer com que algumas mulheres sintam-se inferiores a outras. Algumas pessoas, quando inconformadas com sua forma física, perdem o prazer de viver e isolam-se da sociedade por não pertencer ao padrão imposto, muitas vezes elas deixam de se alimentar para não engordar, esta escravidão danifica a autoestima e faz com que o individuo deixe de se aceitar, gerando uma terrível auto rejeição.
Fica clara, portanto, a necessidade da mídia retratar também as mulheres “reais”, aquelas que trabalham e exercem um papel fundamental em suas famílias, e, mesmo sem o corpo dito como perfeito, se aceitam e gostam de como são. Além disso, é preciso focar na conscientização da população, através de campanhas, para que haja respeito ao próximo independentemente da estrutura corporal. Só assim construiremos um sistema que valoriza acima das aparências, as diversas outras características das mulheres.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018