Título da Redação: Busca perigosa e sem limites

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Na literatura, o Parnasianismo é uma escola literária que busca essencialmente o culto à forma, isso é, a total procura por estética em seus poemas. Em analogia a isso, está a sociedade atual, na qual, as pessoas estão buscando padrões de perfeição, só que esses inatingíveis, e como consequência, é natural que ocorram danos - físicos e psicológicos - aos nela inseridos.
A padronização é tamanha, que muitos, influenciados por essa, se submetem até mesmo à perigosas intervenções cirúrgicas, mesmo que, correndo risco de vida. Exemplo disso, é a modelo Andressa Urach, que em um desses procedimentos, acabou correndo sérios riscos de vida. No entanto, para os padronizados, é notável que a beleza está em maior prioridade perante a saúde, devido ao crescente número de buscas por métodos radicais, que envolvem dietas extremas ou cirurgias estéticas.
Entretanto, a perfeição simétrica é inatingível até mesmo para modelos famosas, quem dirá para o cidadão comum. A busca excessivamente obsessiva por essas medidas, somada ao fato de que elas são inatingíveis, podem desencadear doenças psicológicas graves, em que a necessidade pessoal de cumprir esses padrões torna-se quase suicida, como é o caso da anorexia, em que muitas vezes pessoas extremamente magras se imaginam obesas, e por isso, passam a cortar a alimentação, algo extremamente perigoso.
Fica clara, portanto, a necessidade urgente da conscientização para quebrar tais padrões. Deve-se mostrar ao cidadão, por meio da mídia, seja por: novelas; filmes; seriados; que não existe um padrão estético perfeito, isso pode ser feito, inserindo atores de diferentes formas estéticas. De forma mais radical, para manter a saúde pública, o Poder Legislativo junto ao Estado, pode criar leis que controlem os processos estéticos, não permitindo inúmeros procedimentos desnecessários. Dessa forma, pode-se mudar a visão do indivíduo e garantir sua saúde na busca por uma sociedade mais flexível.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018