Título da Redação: Causas e consequências do culto à beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Guido Vieira


O culto exacerbado à estética é uma marca definitiva do século XXI. A indústria da moda - que nunca cresceu tanto-, tem enorme influência na vida dos indivíduos, que são estimulados a seguirem um padrão, geralmente, instigado pela mídia. No entanto, seguir uma padrão significa, geralmente, além de abrir mão da individualidade, ter que ir ademais dos limites físicos e mentais que um ser humano pode aguentar.
A mídia é responsável pela veiculação de ideais e , por muitas vezes, influenciar no modo de agir e pensar de uma população, logo, pode-se concluir que os veículos de comunicação tem grande responsabilidade no que diz respeito aos padrões da moda. Tal fato pode ser observado desde cedo, na infância de um indivíduo, já que os desenhos animados e brinquedos são representados por figuras altas, magras e loiras no caso das meninas e, no caso dos meninos, personagens altos, másculos e fortes. Porém, a mídia não assume toda essa culpa sozinha. A indústria da beleza fomenta os rígidos critérios da moda ao produzir mercadorias exclusivamente para os que se encaixam em um certo padrão, excluindo os demais.
As consequências dos rígidos padrões de moda são visíveis; nunca na história humana foi visto uma parcela tão significativa da população sem saúde, desnutrida e anoréxica por opção. As mulheres, em geral, são instigadas a seguirem dietas mirabolantes e a se submeterem à cirurgias evasivas em prol do emagrecimento, até mesmo a bulimia passou a ser uma estratégia para adquirir um corpo magérrimo. Os homens, por sua vez, almejam a um corpo forte e musculoso e para isso, muitas vezes, fazem o uso de anabolizantes, que podem até mesmo levar a impotência sexual.
Para que o problema do culto à beleza em excesso possa ser enfrentado, o governo, em parceria com a população, poderia formar campanhas que incentivassem a humanização dos ícones apresentados pela mídia. Tal humanização poderia ser feita se os programas, desfiles, desenhos e propagandas apresentassem pessoas com variados biotipos. Cabe à indústria da moda uma mudança de postura quanto à exclusividade de seu público alvo, ou seja, englobar os vários e diferentes tipos de beleza, de forma que sejam produzidas mercadorias mais ecléticas. Aos pais cabe conscientizar seus filhos sobre os males do culto à beleza em excesso, além disso, ensinar desde cedo a ter amor próprio, para que , assim, haja uma maior aceitação da individualidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018