Título da Redação: Como vendem a imagem ideal

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por thaiz geovana


"Uma mente sã num corpo são". A proferida frase, do poeta latino Juvenal, pode ser considerada arcaica se comparada com as ideologias humanas em relação ao "ser perfeito" da sociedade atual. Os padrões de beleza tão exaltados e efêmeros são responsáveis por danos - psicológicos e físico -à aqueles que se inserem ou não nesta realidade de modelos ideais a serem seguidos.
Em primeira análise, devemos compreender como esses esteriótipos de beleza são aceitos em sua grande maioria no corpo social. Observamos hoje, como a industria é capaz de criar necessidades humanas para ampliar o seu mercado consumidor. Podemos exemplificar tal prática comercial através da frase de Steve Jobs : " As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas". Assim, percebe-se como a propaganda, feita pelos meios de comunicação - televisão e a internet- é um vetor dos padrões de beleza.
Por conta desta alienação os efeitos maléfico - distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), cirurgias e uso de substâncias - sobre o comportamento da sociedade é diversos. Tem-se como exemplo, os casos de pessoas que tem o risco de perder membros corporais ou a própria vida pela busca da imagem perfeita.
Em contrapartida, recebemos como argumento ao tratarmos desse assunto de forma clítica e alertadora, o fato de que essas pessoas estão apenas em buscando uma vida saudável para garantia do seu bem estar.No entanto, é de se perceber que os padrões de beleza são capazes de criarem na sociedade um sentimento de desconforto consigo, ou seja, pode ser um fator das causas de depressão e preconceitos com aqueles se inserem ou não.
Diante do assunto supracitado, percebemos como os desejos da sociedade são regidos pelos conceitos criados pelo capitalismo.Ademais, estamos vivenciando no Brasil altos índices de cirurgias plasticas, evidenciando assim, que nosso país é um grande consumidor e merece ações de conscientização. Cabe as ongs responsável pela fiscalização da mídia dar atenção a respeito da dispersão de padrões de beleza, realizando assim um estimulo a conscientização social. Além disso, é valido estimular uma cobrança por parte da sociedade aos governantes por ações que barrem os abusos cometidos pelos meios vetores desse modelos ideais. Assim, valores morais e éticos possam prevalecer na vida de um ser humano, garantindo realmente uma mente e o corpo são distantes de alienações.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018