Título da Redação: Corpo inverossímil

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


No século XXI, o crescimento da mídia fez surgir a indústria da beleza que produz novos padrões à sociedade. Assim, o conceito de grego corpolatria fortificou-se, o que evidência uma nociva inversão de valores estéticos. Entretanto, há uma linha tênue entre os danos e os benefícios da busca de melhorias da auto imagem.
Nesse contexto, o sentido narcísico dos modelos impostos pela mídia leva ao extremo, a preocupação com o físico. A primeira impressão ao conhecer alguém é superficial, isso agrega ais motivos para seguir o paradigma da beleza, pois é uma necessidade humana sentir-se aceito em sociedade.
Ademais, todas as manifestações de corpolatria são, sem exceção, prejudiciais à saúde, como o exagero com cirurgias plásticas que podem levar à deformação corporal, o abuso do fisiculturismo com o uso de anabolizantes, estes devem ser prescritos sob orientação médica no caso de necessidade clínica. Além disso, o corpo magro idealizado é brutalmente imposto, pela carência de verossimilhança da mídia por não mostrar a diversidade de biotipos e manequins brasileiros.
Não obstante, o extremo benefício da realização de procedimentos cirúrgicos deve ser levado em conta, como a reconstrução mamária após câncer e melhorias de questões funcionais, como o lábio leporino. Assim, as vantagens destes procedimentos relacionam-se com a melhoria da autoestima, evidenciando melhor qualidade de vida.
Torna-se necessário, portanto, a fiscalização pela ANVISA do mercado negro para maximizar a farmacovigilância, atenuando soluções rápidas do corpo perfeito em virtude do tempo escasso. Além disso, incentivar o descortinamento da diversidade corporal nacional pela mídia amenizará o padrão imposto. Desse maneira, será respeitado os limites da busca pelo físico ideal.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018