Título da Redação: Corpo nu

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Amélie


A discussão acerca dos padrões de beleza, vêm ocupando um ponto importante nos debates em diversos meios de comunicação. Em alguns deles, observa-se o apoio a quebra de padrões, em outros, vê-se o reforço para manutenção de um determinado estereótipo de beleza. Atualmente, é sabido que mulheres consideradas bonitas são aquelas que apresentam corpos magros e curvilíneos (uma combinação muito difícil de estar em um único corpo). Para alcançar isso, muitas mulheres recorrem á intervenções, tais como dietas, exercícios físicos em demasia, cirurgias, pois o biotipo natural não condiz com padrão imposto.
O grande ponto, na verdade, não é apenas discutir a imposição de um modelo de belo e sim de colocar em pauta a discussão acerca da opressão e preconceito que envolvem mulheres que romperam com este modelo. Ter orgulho do corpo alto, baixo, magro, gordo, com estrias ou sem, com olhos claros ou escuros, de cabelos crespos ou lisos, parece não bastar, pois, devido ao bombardamento midiático de padrões estéticos, molda o olhar da sociedade, delegando a esse olhar o que é bonito ou feio. Não estar bonito significa estar no feio, onde a maioria das mulheres que se empoderaram de seus corpos e de suas curvas, estão,
Levando isso e consideração, alguns movimentos (destacando-se os de cunho artístico), mostram-se empenhados em promover a conscientização da mulher em relação a seu próprio corpo e denunciar o preconceito vivido por elas quando saem desse ciclo de busca pelo corpo perfeito. É o caso da personagem Negahamburguer, criado por Evelyn Queiróz que expõe através de desenhos e grafittes a diversidade da beleza feminina. Na fotografia, encontramos a Agência Nude, que promove ensaios sensuais para mulheres reais, com o objetivo principal de exaltar a sensualidade única que cada corpo feminino possui.
Conscientização e incentivo a reflexão sobre o corpo e os padrões de beleza é o primeiro passo para mudança e valores em relação ao corpo perfeito. Promover debates em salas de aula e palestras acerca do assunto, aliada a mostras de trabalhos como os citados, podem modificar o olhar social sobre o corpo. Além disso, a internet (blogs, facebook, youtube) é um ótimo meio de veiculação de informação onde debates podem ser criados e estendidos a uma maior número de pessoas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018