Título da Redação: Corpolatria

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


''As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental''. Com essas palavras, Vinícius de Moraes resumiu a hiper valorização do culto ao belo presente em toda história da humanidade. Desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, ditam-se padrões estéticos; no entanto, com a chegada do Mundo Contemporâneo e suas tecnologias, cresceram as razões e os métodos para conquistar a ''imagem perfeita''.
Em primeiro plano, nota-se que o processo de massificação da mídia, principalmente a partir da década de 1950, influenciado pelo modelo Fordista, e existente até hoje, intensificou a preocupação com a imagem, estética e como adaptá-la aos paradigmas da sociedade. Mulheres extremamente padronizadas -altas, magras, brancas- estampavam nas propagandas e novelas o único modelo de beleza aceito e valorizado. Altamente preconceituosa, essa postura desconsidera a imensa diversidade existente no Brasil e gera como consequência uma queda na auto estima das mulheres ignoradas pela mídia e um desprezo do seu próprio corpo.
Perante tal falta de representatividade, muitas mulheres ''fora do padrão'' acabam por procurar métodos para se sentir inseridas na sociedade: cosméticos, cirurgias, remédios supostamente milagrosos e etc. Tudo isso alimenta a industria da beleza, que vê na corpolatria um caminho para a obtenção de lucro. No entanto, por trás dessa tendência, existe algo mais grave: a valorização se torna obsessão e casos graves de vigorexia, anemia, bulimia e até ocorrência de mortes, são constantemente divulgados na mídia.
Torna-se evidente, portanto, que o culto ao corpo é altamente perigoso e exige medidas concretas. As escolas e universidades podem promover palestras evidenciando os perigos da extrema preocupação com a aparência; o governo pode amparar as pessoas com distúrbios disponibilizando tratamento psicológico pelo SUS e, juntamente com os meios de comunicação, fomentar campanhas que enalteçam a beleza da diversidade brasileira. Quem sabe assim, conseguiremos provar que amar a si próprio que é realmente fundamental.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018