Título da Redação: Corpolatria

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Júnior Meireles


A busca incessante pelo corpo perfeito remonta à antiguidade e, cada vez mais vem ganhando destaque na atualidade. Esse fenômeno conhecido como corpolatria, é resultado de uma sociedade narcisista e altamente influenciável pela mídia que, por sua vez, impõe um rígido padrão de beleza e aceitação social. Tal padrão funciona como uma ferramenta de discriminação social e pode gerar riscos à saúde, o que justifica, portanto, a necessidade de repensar os limites da vaidade.
Desde a Grécia Antiga, o culto ao corpo tornou-se uma questão tão importante, que foi um dos pilares para dar origem aos Jogos Olímpicos. Nessa competição, o vigor físico e a perfeição corporal tornaram-se critérios de beleza, da mesma forma que, no mundo contemporâneo, essas características são usadas como sinônimos de "status" e, até mesmo, vantagem profissional.
No âmbito profissional, as empresas contratantes usam a aparência como critério de seleção dos candidatos, além de a controlarem em excesso por temerem que a imagem dos funcionários seja associada, negativamente, a seus produtos e serviços. Essa cobrança aliada a vaidade pessoal ajuda a explicar as recorrentes intervenções cirúrgicas e outros procedimentos para fins estéticos.
O Brasil, por exemplo, ocupa a segunda colocação no “ranking” mundial de cirurgias plásticas, o que revela a obsessão brasileira pela beleza. Mesmo que os procedimentos estéticos possam melhorar a autoestima das pessoas, vale ressaltar que grande parte desses procedimentos pode causar danos irreparáveis ao corpo e, sobretudo, à mente. Então, é preciso lembrar que o homem deve servir-se do corpo e não servir ao corpo, como é comum em uma sociedade alienada pela indústria da beleza.
Nessa conjuntura, faz-se necessárias ações, políticas públicas para estabelecer limites à vaidade excessiva através dos meios de comunicação que, em vez de exibirem propagandas de incentivo à perfeição física, poderiam divulgar modelos de treinos e dietas saudáveis, de fato. Outro fator importante é punir legalmente empresas que discriminam funcionários em função da aparência. Dessa forma, a saúde ocupará o primeiro plano, ao invés da obsessão pelo físico.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018