Título da Redação: Da arte à realidade

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


As obras de arte clássicas e greco-romanas procuravam transmitir a idealização dos corpos perfeitos dos homens e das mulheres, como nas esculturas de Michelangelo e nas pinturas de Botticelli. Atualmente, alguns padrões de beleza tem atraído muitos adeptos que estão dispostos a fazer quase tudo para obtê-los. Dessa forma, essa situação está gerando problemas de ordem física e psicológica.
Nessa perspectiva, ressalta-se os grandes riscos à saúde que essa busca por se encaixar nos padrões trás consigo. De fato, a "industria da beleza" proporciona diversos atrativos e promessas milagrosas que levam ao consumo de seus produtos, como comerciais de medicamentos para emagrecer com atrizes esbeltas ou de suplementos musculares com atores fortes. Todavia, essa idealização de corpo perfeito está pondo em risco a saúde das pessoas, pois, muitas delas, procuram caminhos errados para alcançar suas metas, como utilizar anabolizantes ou deixar de comer para emagrecer. Nesse viés, pode-se usar como exemplo o caso do rapaz que fez mais de 50 cirurgias para ficar semelhante ao boneco Ken, porém acabou morrendo devido a complicações em uma delas, expondo os perigos dessa busca desenfreada.
Além disso, é possível apontar os danos psicológicos causados, principalmente nos jovens. É indubitável que o estabelecimento de um padrão de beleza implicará na exclusão ou aversão aos que não o seguem. Desse modo, essa segregação resulta, principalmente, em casos de "bullying" e agressões morais, levando os indivíduos a gerarem distúrbios psicológicos. Sob essa ótica, são frequentes os casos de anorexia e bulimia entre os adolescentes que sentem-se "diferentes" e, segundo a Organização Mundial da Saúde, essas são as doenças psiquiátricas que mais causam morte.
Fica claro, portanto, que a adoção de um modelo de aparência perfeita pode acarretar em vários problemas à saúde. Diante disso, os meios midiáticos precisam expor a necessidade e importância dos cuidados para com a qualidade de vida, mas não simplesmente com o ideal de beleza, assim como faz o programa Bem Estar, exibido na Globo. Ademais, esse mesmo agente pode instruir, através de campanhas, aqueles que desejam o corpo "padrão" a buscarem instruções com profissionais da saúde. Por fim, a família e a escola devem dialogar com as crianças para transmitirem valores morais e romper os estigmas que a sociedade cria.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018