Título da Redação: Da luta ao batom

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por oigres-rellue


Atualmente, as mulheres se tornaram submissas a um padrão de beleza desregrada que pouco auxilia na saúde física e psicológica. No passado, a estética feminina estava em segundo plano, já que os principais objetivos eram as conquistas de direitos. Agora, transformaram-se em escravas do corpo na busca de um perfil (inatingível) imposto pela mídia.
Associado a isso, por muito tempo as mulheres foram sinônimo de força na luta pela sua independência, mas hoje se mostram como sexo frágil e controladas pelo seu desejo de estar na moda. Contudo, não foi sempre assim e os exemplos estão em referências como o próprio dia internacional da mulher que foi escolhido por ser, também, a data da "Revolução de Fevereiro", na Rússia, pela atuação importante de centenas de camponesas na luta por um estado socialista. Além disso, a própria alusão ao idela de liberdade no processo da "Revolução Francesa" é uma mulher devido sua determinação e sentimento de proteção maternal. Logo, a imagem feminina na história da humanidade vai além de um mero "par de pernas" ou objeto de desejo.
Todavia, apesar de tais contribuições essas representantes estão sendo, aos poucos, reduzidas a prisioneiras da indústrida moda. Hoje, com o avanço em tecnologias há uma diversidade em produtos que auxiliam casos extremos como se tornar macérrima para se encaixar em um modelo ou colocar próteses de silicone para ficar "sexy". Assim, mesmo que cada indivíduo tenha a propriedade do corpo, a busca por um ideal de beleza pode começar a afetar a saúde. Dessa forma, são vários os casos de distúrbios alimentares gerado por esse culto narcisista resultando em doenças como a anorexia ou até mesmo óbitos ocasionados pela aplicação irregular de silicone industrial no corpo. Com isso, é evidente que os novos padrões estéticos são verdadeiras patologias sociais.
Portanto, nota-se que as mulheres se desvincularam das lutas do passado para se adaptarem a moda atual. Entretanto, o perigo são os meios utilizados para alcançar um corpo estipulado pela televisão. Por isso, é necessário que cada pessoa ao querer uma mudança no visual procure um profissional da área. Também, é preciso divulgar nos meios de comunicação que a beleza não se resume a um único modelo, mas que ela é diversificada com base nas particularidades de cada indivíduo. Ou seja, deve-se aplicar campanhas de conscientização.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018