Título da Redação: Desgaste excessivo do corpo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Luara Borges


Em geral, as pessoas sentem prazer quando se distinguem positivamente em relação as outras. A vaidade, um dos setes pecados capitais, é o cuidado exagerado da aparência, e atualmente o excesso da mesma pode ser prejudicial para o corpo. São feitos vários sacrifícios para estar bonita, elegante, e na moda. Mas será que vale a pena arriscar a saúde para satisfazer a sociedade?
O Brasil fomenta a cultura da beleza, e isso é bastante notável, o investimento dos empresários em propagandas é maciço, prometendo cabelos sedosos, unhas mais fortes, um corpo bonito, dentre outras coisas que chamem a atenção do público-alvo. A indústria dos cosméticos, apesar da fraca economia brasileira, vem crescendo em um ritmo acelerado. Segundo o portal G1, de janeiro a junho, a produção do setor cresceu 7% em relação a 2013.
Muitas mulheres, se submetem a vários tratamentos corporais, arriscando a saúde. Várias delas passaram por cirurgias plásticas e quase chegaram à óbito, como, por exemplo, a brasileira Sheyla Almeida Hershey, - conhecida por tentar o recorde da mulher com as maiores próteses de silicone do mundo – que foi diagnosticada com uma bactéria. Mesmo com inúmeros casos parecidos, as pessoas ainda assim fazem esses tipos de tratamento estético, a busca pelo corpo perfeito, aceitação na sociedade e sucesso não cessa. Segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) o país atinge aproximadamente 83 mil cirurgias estéticas por mês e vem seguido pelos Estados Unidos.
Em suma, essa busca pelo corpo perfeito pode afetar o psicológico, além de deixar marcas físicas irreparáveis, então é essencial que o poder público tome várias medidas para frear esse excesso de desgaste ao corpo. Por exemplo, sancionando leis que proíbam as agências de contratar modelos com magreza excessiva, – multando aquelas que desobedecerem – assim, esse estereótipo não será difundido como padrão de beleza. Também podem ser promovidas palestras de cunho social para alertar as pessoas sobre os malefícios do exagero da vaidade e utilizar a mídia como aliada, divulgando campanhas publicitárias e filtrando aquelas propagandas que vão de desencontro a esse propósito. Cabe também às pessoas, terem bom senso e respeitar os limites do seu corpo. Já afirma Augusto Cury " Toda beleza é imperfeitamente bela. Jamais deveria haver um padrão, pois toda beleza é exclusiva como um quadro de pintura, uma obra de arte."

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018