Título da Redação: Ditadura da beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Celso Santebanes, modelo brasileiro conhecido como Ken humano, foi o exemplo do extremo que uma pessoa se dispõe a se modificar em favor da estética perfeita na sociedade moderna. Submetido a mais de 90 cirurgias, dieta restrita, academia diária, rejuvenescedores e alisamentos para se chegar ao padrão: rosto simétrico, corpo sarado, cabelos lisos e juventude. Não seria essa uma ditadura da beleza?
Nas esculturas pré-históricas, os seios e ventre volumosos como ideal de fertilidade excluiriam as atuais modelos do conceito de belo. Bem como as rechonchudas e de grandiosos quadris modelos renascentistas pintadas por Botticelli. Na década de 60, ter cabelo loiro e pernas grossas assim como Marilyn Monroe era o alvo. A sociedade sempre elegeu a valorização de uns e excluiu outros, demonstrando o limitado conceito de beleza de cada época.
Hoje, com o bombardeamento constante de propagandas, essa exclusão ganha proporções ainda maiores, provocando preconceito e estigmatização a todos que não seguem o referencial imposto pela mídia. Milhares de pessoas com autorejeição recorrem a meios para tentar se modificar não enxergando em si outras qualidades além das físicas, nem de que são belas, à sua maneira. Além desses problemas psicológicos, consequências físicas como cirurgias mal feitas ou clandestinas, doenças como bulimia e anorexia nos mostra que devemos retomar nossos valores sobre padronização.
Na contramão dessa imposição, campanhas como a da empresa de lingerie American Eagle mostram modelos sem Photoshop e com todos os tipos de corpos, promovendo os vários tipos de beleza da humanidade. Como resultado, as vendas disparam.
A sociedade precisa se empoderar; reconhecer sua inteligência, capacidades e valores próprios, algo além e muito mais complexo do que só a aparência exterior, o ser humano é muito mais que isso. Ademais, entender que existe beleza fora do padrão. A mídia privada constitui papel importante para o reconhecimento dos "despadronizados", promovendo divulgação, debates e reflexões. Da mesma forma, a indústria de publicidade e consumo deve atentar-se que esses são importante força de consumo. Contribuindo assim, para humanos mais lindos, genuinamente.

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