Título da Redação: Ditadura da Beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Fernanda Silva


Magra, gorda, corpo. Essa sequência remete ao padrão de beleza da sociedade que é imposto pela mídia. Com o passar dos anos houve alteração no padrão, mais ele ainda dita as regras da sociedade, acarretando uma busca descabida pela beleza.
É possível observar a mudança dos padrões através do tempo ao observar a história. Na época de Leonardo Da Vinci o sorriso leve e a forma robusta era o que era considerado belo, como é possível ver no quadro de A Gioconda. Já na época de Marilyn Monroe os quadris largos e grandes seios era a sensação do momento, desde a época de 90 são as supermodelos que ditam as regras.
Como se pode observar a tendência muda com o passar dos anos o que não muda é o risco que a população corre ao querer ter a beleza estipulada pela mídia. Afinal, essa busca pela perfeição custa à saúde, como, a anorexia no qual a pessoa não se alimenta ou consome baixíssimos índices de nutrientes para perder peso, tem também a bulimia que consiste em um distúrbio no qual a pessoa se culpa do que ingeriu e vem a forçar o vômito.
Cabe então analisar até que ponto a beleza pode ser exaltada, pois a partir do momento que afeta a saúde do indivíduo o narcisismo deve acabar. Pois o que é passado da mídia para os telespectadores é que você tem que ser o que está na moda e muitos alienados pelo mundo da fantasia do corpo ideal, alimentam a indústria através do consumismo excessivo e degradante, pois não ditam apenas o corpo ideal falam do que vestir e até do que comer.
Nessa perspectiva, se percebe que apontar um padrão para se seguir é errado, gordo ou magro, usar roupa da moda ou não, cabe ao indivíduo decidir, do mesmo jeito que pode ser escolhido o gosto musical. Mas, diante do grande número de seguidores da beleza midiática é preciso tomar atitudes para que essa situação diminua, um bom passo seria que os pais fiscalizem a alimentação dos filhos dando o que é saudável, a escola precisa fazer com que os jovens respeitem a diferença com aulas que estimulem sua própria aceitação e o governo deve fiscalizar a mídia, para que a beleza não vire doença.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018