Título da Redação: Ditadura da estética

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Letra b


Em seu livro Crítica do Juízo, Immanuel Kant faz uma séria reflexão a respeito do conceito do belo, atribuindo-lhe subjetividade, sendo, pois, oriundo da eleição individual. Logo, interferir nessa concepção singular é uma opressão a liberdade inteligível de cada um. Nesse sentido, é justo avaliar que a sociedade indubitavelmente carece de respeito e integridade com relação a padronização midiática da ideia de beleza e os danos gerados por essa.
Antes de tudo, é significativo inferir sobre a ditadora caracterização do físico ideal imposto pela mídia, atribuindo-lhe como necessário para inserir-se no meio social. Tal idealização é norteada pelo mundo dos “fashion weeks”, exprimindo de forma cruel em programas de televisão e revistas especializadas aquilo que está ou não no padrão. Essa subtração da heterogeneidade física da população compara o ser humano a um objeto, bem como pontuou Karl Max na teoria da “coisificação”- pela qual o homem é passível a venda. Assim, nota-se, sob o olhar quase sempre indiferente da gestão pública, um retrocesso, visto que, ao promover uma hegemonia da estética humana, cria-se uma ditadura camuflada.
Soma-se a essa grave ferida no meio civil, os consequentes problemas decorrentes dessa busca de grande parte da população pelo corpo dito perfeito. Exemplifique-se a anorexia e a bulimia, transtornos causadores de graves danos a estrutura física e mental do indivíduo. Tenha-se ainda, os efeitos colaterais herdados de constantes cirurgias plásticas, as quais chegam a sintetizar a idealização da fabricação artificial humana, presente no romance Frankenstein, de Mary Shelley. Dessa forma, infelizmente, os aumentos na ocorrência desses problemas de saúde na massa popular certamente poderão trazer consideráveis gastos para hospitais e clinicas públicas, bem como a queda no índice de desenvolvimento humano do país.
Relativamente a essa problemática, urge, por conseguinte, a elaboração e aplicação efetiva, por parte das autoridades instituídas, de normas que regulamentem as exposições midiáticas, a fim de reprimir seu conteúdo abusivo. Convém, ainda, promover palestras de conscientização por parte de voluntários e demais agentes sociais da área da saúde a respeito dos perigos em buscar o corpo que estampam pôsteres de academias e locais ligados ao assunto.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018