Título da Redação: Ditadura estereotipada

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


A estética física sempre foi pautada como ingresso de status na sociedade. Dessa forma , na mídia , pintura até mesmo na literatura , são estabelecidos parâmetros inatingíveis de beleza , que faz indivíduos tornarem subjugados a essas cobranças , desencadeando um modelo discriminador e cada vez mais excludente.
Vive-se numa ditadura estereotipada da beleza humana. De fato , a televisão em consonância com as redes sociais, integram , em comerciais ou novelas , padrões que determinam o sinônimo da perfeição: corpos magros aliado a uma pele clara e cabelos lisos demarcam essa definição. Mas diante de uma nação miscigenada como a brasileira , com múltiplos formatos de corpo e de cor de pele , como existir um só estigma?
Nesse aspecto , a juventude é a camada mais influenciável. A imagem de um corpo repleto de músculos , com definição a amostra , faz com que essas pessoas busquem as mais variadas formas de atingir esse nível. Um dos exemplos , são os produtos derivados da testosterona , conhecidos como esteroides anabólicos. Diante disso , seres humanos alienados e enfeitiçados, não se restringem até mesmo de arriscar a sua própria vida em prol de um topo inalcançável.
Por conseguinte , a obsessão pelo tão sonhado corpo esculpido tem seu preço a pagar: transtornos psicológicos como a vigorexia , anorexia nervosa , distúrbios alimentares em dietas exóticas , complicações cardiovasculares , renais e hepáticas resultam numa deterioração física que pode levar o indivíduo até mesmo a morte.
Diante disso, enquanto os indivíduos forem subordinados a beleza para serem felizes , serão literalmente frustrados. Nesse âmbito cabe aos indivíduos que compõe a nossa sociedade a valorizar as diversas características físicas de cada um , sem querer impor um modelo. Além disso , cabe a escola e a família disseminar o valor de respeito a diversidade , para que assim tenha-se um novo ideal de autossuficiência.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018