Título da Redação: Ditadura estética

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Lia


No Romantismo, o eu-lírico costumava comparar sua amada com Afrodite, deusa grega da beleza. Já no limiar do século XXI, tornou-se obsessão alcançar este nível estético, graças aos padrões impostos pela mídia e indústria de consumo. Diante disto, é preciso analisar as consequências oriundas deste revés.
A priori, tal imposição acarreta em problemas psicológicos e físicos nos indivíduos que se sentem pressionados com essas exigências estéticas. Dado que, essas mulheres e moças propõem-se a passar por dietas, tratamentos com cosméticos e até cirúrgicos milagrosos, com o intuito de ter a cintura, quadril e seios do tamanho perfeito. Contudo, quase sempre estes objetivos não são atingidos, resultando muitas vezes em frustrações, baixa autoestima, depressão e anorexia.
Outrossim, estas cobranças estéticas corroboram para a deterioração da diversidade de belezas encontradas na sociedade. Isso porque, esses severos padrões excluem as mulheres gordas, baixas e inclusive idosas, pois para esses a única beleza que existe é aquelas vistas nas passarelas e capas de revistas, o famoso "rostinho e corpo de Barbie". Ou seja, as teias sociais acabam sendo ludibriadas a pensar que este enquadramento estético é o que mulheres e homens precisam ter, já que estes, na contemporaneidade, também são vítimas dessa pressão social.
Evidencia-se, portanto, que a sociedade possui obstáculos a sanar para solucionar esse empecilho. Para isso, ONGs devem não só pressionar os meios midiáticos a mudar sua atitude, por meio de campanhas e distribuindo cartazes e panfletos, mas além disto, oferecer às mulheres e homens consultas com médicos e psicólogos, com o intuito de não só melhorar o seu quadro clínico, caso estejam com doenças decorrente deste empecilho, como também, conscientizar-los sobre a importância de se aceitarem do jeito único que são. Ademais, é necessário que família e escola dialoguem mais com seus filhos, proporcionando debates e questionamento no âmbito escolar e doméstico, para que estes sintam-se acolhidos no meio em que vivem independente da sua aparência física, deste modo, não se sentiriam tão pressionados a seguir esta imposição estética.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018