Título da Redação: Ditadura estética.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por ANA KUBIACK


Os primeiros sinais de vaidade começam na Pré-história, quando o homem passou a se reunir em grupos onde os chefes tinham seus corpos enfeitados para se diferenciarem dos demais. São vários os panoramas do corpo ideal na história, ao longo dos anos fomos construindo diferentes formas de impor este ideal como símbolo de prestígio social. Na sociedade contemporânea, a valorização do corpo vem se tornando o imperativo do viver, característica de nossa época, e encontra-se assentado na busca diária por um corpo perfeito.
Os que tentam se encaixar nesse modelo padronizado, muitas vezes se submetem a procedimentos arriscados, cirurgias estéticas e dietas radicais que comprometem seriamente a sua saúde. Convém lembrar que a mídia é a principal influenciadora desses paradigmas que cada vez mais estão sendo perpetuados.
As pessoas estão perdendo o prazer de viver por estarem inconformadas com suas aparências. Esses novos parâmetros estão acarretando em doenças, tanto físicas como bulimia e anorexia, quanto psicológicas como depressão e baixa autoestima, na humanidade. Um corpo saudável é substituído por um corpo perfeito e inatingível. A famosa citação latina "Uma mente sã num corpo são" de Juvenal, poeta romano, desde os tempos antigos já evidencia esse equilíbrio que a população deveria ter, sem que necessitem de arquétipos.
Diante desse cenário, é fundamental que setores educacionais propaguem estilos de vidas saudáveis, juntamente com o auxílio de ONGs e o Poder Público para que pressionem campanhas publicitárias coniventes com essa ditadura estética. A relação da família na conscientização de seus membros é outro fator que ajudará a diminuir esse quadro. Os pais devem ensinar seus filhos que a beleza é subjetiva, temporal e cultural e que não é sinônimos de felicidade. Essas medidas irão contribuir na ruptura desses pensamentos estéticos massificados atualmente e refletirão num novo conceito de beleza onde o envelhecer é o destino de todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018