Título da Redação: Ditadura estética

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O culto a magreza nem sempre foi o padrão de beleza. Por volta dos anos 40 ícones femininos como Marilyn Monroe com suas curvas acentuadas e cabelos caracolados eram visto como o padrão de beleza. Levando para os dias de hoje, a mídia e a sociedade ditam um padrão bem diferentes dos naturais daquela época. Com isso, surge à problemática da ditadura estética, dessa lógica excludente, intrinsecamente ligada á realidade da sociedade , seja pela manipulação da mídia , seja pela guerra por parte da sociedade perante o espelho.
É indubitável que o estigma do perfeito que é imposto todos os dias. De acordo com capas de revistas, programas de televisão, homens e mulheres com corpos torneados estampam o “ideal de perfeição” . O problema é que no mundo real esse padrão é quase impossível de ser atingido, resultando em uma sociedade frustrada e em busca de métodos mais fáceis para satisfazer o que é imposto pela indústria da beleza.
Ademais, destaca-se a busca incansável pela imagem ideal . Seguindo a linha de pensamento do que é exigido pela mídia, hoje milhares de pessoas tem sua saúde prejudicadas e até perdem suas vidas em busca da beleza, seja por meios de dietas malucas , seja a procedimentos cirúrgicos . Uma exemplo que ficou bem conhecido no mundo das celebridades foi o caso da Andressa , vise miss bumbum que fez um procedimento de preenchimento nas coxas, para que elas ficassem mais grossas, claramente indo contra a formação natural de seu corpo , um processo cirúrgico perigoso ,no qual gerou lá um estado grave na UTI.
Entende-se , portanto , que a valorização do estético na contemporaneidade é frutos da influencia dos meios de comunicações perante uma sociedade cada vez mais alienada pelo que é imposto a elas . A fim de atenuar o problema, o ministério da educação deve instituir palestras e debates nas escolas para os pais e familiares dos alunos para que discutam a respeito sobre os estigmas corporais. Além disso, a mídia deve assumir a sua responsabilidade enquanto formadora de opinião promovendo uma reflexão sobre a temática sendo assim mais flexível libertando-se dessa visão limitada de beleza . Dessa forma esse fato social será gradativamente minimizado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018