Título da Redação: Dominação física e ideológica

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Sérgio Santana


As concepções da sociedade acerca do corpo mudaram muito ao longo do tempo. Na Grécia antiga, os atletas eram exaltados por seus corpos fortes e saudáveis, já na Idade Média, o culto ao corpo era reprimido, pois este era considerado algo terreno e passageiro. Na sociedade atual, instituiu-se a ideia de que o corpo é uma expressão de capacidade e realização pessoal, o que leva pessoas a buscarem, de forma obsessiva, o inexistente corpo perfeito. Essa atitude é desencadeada principalmente pela influência da mídia e pelo desejo por lucro de alguns.
Todos os dias na televisão, centenas de propagandas são veiculadas. Nota-se que na maioria dessas campanhas sempre há uma pessoa com um modelo pré-estabelecido, no qual predomina a imagem de corpos magros ou musculosos. A associação dessa imagem com conquistas pessoais distorce a realidade, criado a falsa ideia de que um corpo esbelto é sinônimo de felicidade. Por conseguinte, muitas pessoas buscam atingir a imagem imposta pela mídia, o que muitas vezes ocorre de formas prejudiciais como automedicação, dietas não balanceadas e uso de outros produtos que acarretam problemas de saúde.
Além disso, essa busca excessiva cria um ciclo interminável entre pessoas e indústrias de produtos voltados a esse fim. Isso acontece por que as propagandas destes produtos são abusivas, prometendo resultados milagrosos em tempo recorde. Karl Marx definiu esse tipo de abuso em sua teoria como “aparelho de reprodução social ideológico”, isto é, que visa o lucro de alguns por meio da dominação ideológica, no caso a dominação da mídia.
Tendo em vista tudo o que foi dito, a imposição de um modelo corporal é prejudicial à sociedade. Para a eliminação dessa ideia é necessária a difusão a aceitação e autoafirmação, por meio de conversas, palestras e encontros desde a família até a escola e comunidade. Nessas palestras, deve-se mostrar também que o caminho adequado para perder peso é a alimentação balanceada e o exercício físico e não remédios ou dietas milagrosas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018